segunda-feira, julho 03, 2006

Um Tiro no Escuro


A Shot in The Dark, 1964.
Domingo assisti novamente o segundo filme da série do Inspetor Closeau. Peter Sellers e seu impagável detetive foi um dos meus "heróis" da adolescência. Este é um dos melhores, até porque é totalmente centrado no persongagem principal. É neste filme que surge também outro grande personagem: o comissário Dreyfuss, vivido magistralmente por Hebert Lom.É sempre uma diversão para mim assistir Peter Sellers em gags memoráveis sem fazer uma careta sequer! Aliás, o tom de seu inspetor Closeau é de total seriedade no meio do caos que provoca toda vez que entra em cena. Muitos comediantes deveriam de vez em quando assisitir um filme destes para entender que não precisam exagerar nas caras e bocas para ser engraçado!
Destaque absoluto para a "investigação" de Closeau em um campo de nudismo e para o pobre Dreyfuss enlouquecendo com seu detetive. Nota 8,5.

seta3.gif (99 bytes) " Curiosidades - Inicialmente Um Tiro no Escuro teria os atores Walter Matthau e Peter Sellers como a dupla principal de detetives, sendo que o roteiro seguiria fielmente a peça teatral escrita por Harry Kurnitz. Entretanto, devido a um desentendimento com os produtores, Peter Sellers decidiu por deixar o projeto. A United Artists contratou então o diretor Blake Edwards para convencer Sellers a retornar ao projeto, mas ao ler o roteiro Edwards achou que ele se adequaria melhor caso houvesse apenas um detetive como protagonista, sendo este o inspetor Jacques Clouseau. Desta forma, Edwards reescreveu o roteiro com o auxílio de William Peter Blatty e convenceu Sellers a atuar no filme.

- Um Tiro no Escuro foi lançado comercialmente apenas três meses após a estréia de A Pantera Cor-de-Rosa.

- A personagem Maria Gambrelli aparece pela primeira vez em Um Tiro no Escuro, mas reaparece em O Filho da Pantera Cor-de-Rosa, onde é interpretada por Claudia Cardinale.

- Um Tiro no Escuro é o 2º filme protagonizado pelo personagem Jacques Clouseau. Os demais foram A Pantera Cor-de-Rosa (1963), A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1974), A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa (1976), A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978) e Na Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (1982).

- Assim como em todos os demais filmes da série da Pantera Cor-de-Rosa, Um Tiro no Escuro é dirigido por Blake Edwards. "

Fonte: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/



Nenhum comentário: