sexta-feira, outubro 13, 2006

Personagem: Kenney Jones

Kenney Jones conseguiu uma proeza respeitável: foi baterista de três influentes bandas inglesas ao longo dos anos 60 e 70.
Nascido em Londres, em 1948, toca bateria desde os 13 anos e apareceria para o público em uma das bandas que promoveram o British Invasion no início dos anos 60: o Small Faces. Junto com Steve Marriot (guitarra), Ronnie Lane (baixo) e Ian McLagen esta banda rivalizou com o Who e Kinks no denominado movimento MOD.
Após 4 albuns, Marriot deixou a banda para formar o Humble Pie. O restante se juntou a uma dissidência da banda de Jeff Beck __ Rod Stewart(vocal) e Ron Wood (guitarra) __ formando o Faces. A marca registrada desta banda era o rock rasgado, com lindas baladas e a voz fantástica de Mr Stewart, marcando o que seria o rock anos 70.
Com a saída de Rod para fazer carreira solo e Wood para os Stones, a banda se desfez.
Em 1978, morria o baterista do The Who, Keith Moon, e Jones assumiu seu lugar. Os fãs não aceitaram a mudança, Moon já era um mito, e a comparação foi implacável com este excelente músico. Em 1982 o Who encerrava sua carreira, e Kenney ficou quase como um culpado pela situação.
Desde então aparece eventualmente, colaborando em gravações.
A verdade é que Moon era insubstituível naquele momento, e Kenney acabou canalizando toda a frustação pela morte do ídolo. Os que o desdenham deveriam escutar seu trabalho no Small Faces e principalmente no Faces. Pete Townshend não o teria levado para o Who à toa. O problema é que a própria banda estava consada e sem inspiração.
Para min, fã deste extraordinário baterista, fica albuns e mais albuns com seu som, e de quebra em três bandas que adoro.
Valeu Kenney!

Nenhum comentário: