terça-feira, outubro 31, 2006

Platão


Platão é tão importante para a filosofia ocidental, que nunca deixou de ser citado ou estudado em todos estes anos. Discípulo por 8 anos de Sócrates, foi o primeiro filósofo a deixar a obra completa de seus ensinamentos.

Considerava a política extensão da filosofia pois o poder deveria ser entregue aos mais sábios. Com esta finalidade criou a Academia, uma escola filosófica que tinha por objetivo formar a futura classe dirigente de Atenas.

Escreveu 9 tetralogias, formando 36 diálogos, cujo principal personagem foi o próprio Sócrates.


Afirmava que conhecer é para a alma lembrar o que ela já sabia antes de encarnar em um corpo. O conhecimento seria na verdade reminiscências. O corpo seria um obstáculo ao conhecimento pois impediria o espírito de conquistar a verdade.

Procurou explicar a atração entre pessoas do mesmo sexo. Segundo ele, originalmente existiam 3 gêneros sexuais: o masculinho, o feminino e o andrógeno. Cada um possuia 4 pernas, 4 braços, 2 cabeças e dois sexos. Foram divididos e cada metade procura sua metade original. Como os andrógenos possuiam orgãos sexuais masculinos e femininos originaram os heterossexuais, que buscam sua metade oposta. Já os outros dois gêneros deram origem aos homossexuais, masculinho e femininos.

Segundo ele, quem ama deseja o que não tem. É a percepção da falta de algo essencial para completar a existência.

Nenhum comentário: