terça-feira, outubro 03, 2006

Viagens no Tempo

Voltando ao De Volta Para o Futuro, segue alguns dos meus filmes favoritos sobre o tema:


O Exterminador do Futuro(The Terminator, 1984)
O Exterminador do Futuro trazia Arnold Schwarzenegger como um cyborg que voltava no tempo para exterminar a mãe de um futuro líder revolucionário. O filme se concentra no confronto do T-800 com um guerrilheiro que também vem do futuro(Michael Biehn) e Sarah Connor(Linda Hamilton). O final surpreende, levantando uma possibilidade muito interessante.



Os 12 Macacos (Twelve Monkeys, 1995)
Prisioneiro no futuro, Bruce Willis precisa voltar ao presente para descobrir a verdade em torno da quase extinção da raça humana. Não é para todos os públicos. As idas e voltas no tempo realmente complicam a trama, e é difícil entendê-lo completamente da primeira vez. Brad Pitt faz um louco internado em um hospício no melhor papel de sua carreira __ foi indicado pelo Oscar de coadjuvante. Meu favorito sobre viagens no tempo.



Warlock, o Demônio (Warlock, 1988)
No final do século XVII, a assustada população de Boston condena à morte um bruxo (Julian Sands), acusado de tráfico com o demônio. Mas satanás não abandona seu discípulo... Misteriosamente transportado passa o futuro, 300 anos à frente, através de ventos ruidosos, Warlock chega a Los Angeles disposto a cumprir seu sinistro trabalho, que é reunir as três partes do Grand Grimmoire (a Bíblia do Demônio), e invocar o nome secreto de Deus. Mas ele encontra dois grandes problemas: Giles Rerdfern (Richard E. Grant) e Kassandra (Lori Singer), uma linda jovem. O contraste entre as supertições antigas com o mundo moderno é extremamente interessante neste filme.



Um Século em 43 Minutos (Time After Time, 1979)
Na Inglaterra do século XIX o escritor H.G. Wells (Malcolm McDowell ) cria uma máquina do tempo, que acaba transportando Jack, o estripador, para o futuro. Wells parte em busca de Jack, entrando em choque com a sociedade de São Francisco no fim dos anos 70. Aqui a dinâmica também é o contraste entre a cultura londrina do século passado com a americana atual (para época).



Efeito Borboleta (Butterfly Effect, 2004)
Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro. Este filme mostra como não podemos ter certeza da decisão correta a ser tomada, mesmo depois de ter visto os resultados.

Nenhum comentário: