segunda-feira, novembro 20, 2006

São Paulo Campeão Brasileiro 2006

O São Paulo sagrou-se ontém campeão brasileiro pela 4a vez. Trata-se do título mais difícil de ser conquistado no mundo. Basta ver o número de campeões diferentes em sua história comparado com os outros países para o mesmo intervalo de tempo. Enquanto os outros campeonatos começam com 2 a 3 favoritos, o daqui já parte com no mínimo 8. Um grande exemplo é a trajetória corinthiana. Saiu do título para uma campanha pífia este ano. Já o Grêmio saiu da segundona para um terceiro lugar. Coisas do nosso futebol.
Só lamento, como torcedor, que a definição tenha saído com duas rodadas de antecedência. Já existe um movimento para voltar as decisões em finais. Sou contra. Acomoda os times ao longo do campeonato, que só se interessam pela competição no final.
Existem na prática duas disputas agora nestas rodadas que faltam.
Uma pela quinta vaga na Libertadores. O Vasco lidera com um corpo de vantagem sobre o Paraná. E é exatamente isto. Um corpo. Mas é uma vantagem o que coloca o time da colina como favorito.
A outra é entre Ponte e Fluminense pela última vaga para a segundona. A Ponte parece estar fazendo força para ficar com a vaga. O Fluminense já poderia ter se livrado a algum tempo mas tem disperdiçado sistematicamente as chances que a macaca vem dando. Se empatarem em pontos o time campineiro leva. Lembram do rebaixamento da Lusa? Ela só entrou entre os quatros rebaixados ao término da última rodada do campeonato. A que conta. Será este o destino do tricolor?

Nenhum comentário: