sexta-feira, novembro 17, 2006

Voto Obrigatório

No Brasil não se tem costume de discutir uma série de questões relevantes. Passamos um longo período eleitoral e não foi discutido assuntos como: cotas, aborto, adoção por homossexuais, pena de morte, etc.

Já temos quase 20 anos da constituição vigente e não se discute pontos que mereceriam reflexão. Um deles é o voto obrigatório. Por que não discutir abertamente a questão? Ontém saiu a notícia que existe um projeto abolindo o voto obrigatório feito pelo Deputado Moreira Franco (RJ) que já foi para o esquecimento.

Por que? Será que não poderia ser pelo menso discutido?

Seriam curioso um plebiscito. Imagine só, todos comparecendo as urnas de forma obrigatória para decidir se o voto é obrigatório ou não!

Só para botar mais lenha na fogueira, um juiz de Uberaba, Wagner Guerreiro, deu uma sentença impedindo a cobrança da multa prevista por não comparecimento nas últimas eleições. O mais polêmico foi o argumento: o nível dos políticos está tão ruim que o eleitor não pode ser respondabilizado por não querer escolher entre os que estão aí. Vejam que é uma sentença que contraria a lei vigente, mas procura atender princípios nem sei se de direito, mas de sociedade e da própria democracia.

Quem está com a razão?

Nenhum comentário: