segunda-feira, janeiro 01, 2007

Segundo Mandato

Hoje Lula tomou posse para o segundo mandato. Gastou 1 milhão na festa mas não vou comentar sobre assunto. A confusão do público com o privado não é invensão sua, embora a faça como ninguém. O fato é que hoje completou-se o apagão moral que nossa sociedade vive.

É fato histórico que o segundo mandato é sempre pior do que o primeiro, embora devesse ser o contrário, já que os alicerces para o segundo seriam plantados no primeiro. O problema é que ninguém prepara o segundo mandato. O normal é jogar todas as fichas de uma vez para ganhar o segundo como prêmio.

Qualquer chance de fazer alguma coisa acaba depois de uns 6 a 9 meses. Depois disso a disputa já é para a sucessão. Um governo de 8 anos em geral termina desgastado. Os aliados de hoje sabem disso e vão aos poucos se afastando do governo para se manter no poder em 2010, com quem quer que seja o vencedor. Lógico que não é de uma vez, os cargos ocupados ainda rendem dividendos, mas o rítmo em geral é de cozinhar os três últimos anos.

Me falaram este ano que devia torcer pelo sucesso do presidente, que não deveria torcer contra o Brasil. Eu torci. Em janeiro de 2002, quando assisti a primeira posse torci sinceramente para que meu preconceito contra Lula fosse infudado e fizesse um bom governo.

Pois esta fase já passou. Não é mais questão de torcer, pois hoje já tenho uma visão maior do que está acontecendo. O presidente e seu partido são inimigos da democracia, isto está estampado em todas as frases e atos deste governo. Pois descobri que sou democrata, que defendo as instituições e até mesmo a lambança que a constituinte fez em 88. É horrorosa, não funciona, mas é a constituição do Brasil. Que se mude dentro da lei, e não ignorando-a.

O destino de um populista é um dia ser desmascarado, quando descobrirem que suas promessas são vazias, e que seus atos não reduzem pobreza nenhuma, pelo contrário, só faz multiplicá-las. O que aconteceu com Garotinho vai acontecer com Lula em 2010. E não vou dizer eu não disse para ninguém, pois estarei sofrendo as consequências junto com aqueles que promoveram esta triste sina.

Mas não vou torcer contra. Não precisa. Esta tudo tão delineado que basta esperar a queda.

E será de podre.

Nenhum comentário: