segunda-feira, janeiro 01, 2007

Top 5 - Bandas 2006

As bandas que mais curti no ano que passou:



1. Thin Lizzy

Não conhecia esta extraordinária banda setentista liderada pelo baixista e vocalista Phil Lynott. Praticamente escutei 3 discos deles: Bad Reputation(1977), Jailbreak(1975) e Vagabonds os The Western World(1974). Todos os três são fantásticos. Muitas das minhas horas nas viagens Rio-Resende e nas corridas e caminhadas foram ao som desta banda.

2. Gov't Mule

Quem me conhece sabe que muito dificilmente escuto alguma banda criada à partir dos anos 90. Este ano adicionei The Donnas, mas a única banda que colocaria no panteon dos grandes do rock é o Gov't Mule. Aqui reconheço minha culpa. Tinha um cd deles à algum tempo e não tinha reconhecido seu valor. Pois o som de Warren Haynes, Allen Woody (falecido) e Matt Abts é no nível dos grandes do passado. Uma banda do chamado southern/jam rock, no melhor estilo dos irmãos Allman, onde os dois primeiros foram membros.

3. Plebe Rude

Infelizmente a Plebe foi a mais infeliz banda do rock brasileiro anos 80 comercialmente. Não é a toa que era reverenciada por Hebert Vianna e o pessoal do Legião. Mas tomaram todas as decisões erradas que uma banda flertando com o sucesso poderia tomar. Ficou o registro de 3 grandes albuns, sendo que um deles, Plebe Rude, só fui conhecer este ano.

4. Free

Este ano escutei muito Blues Rock, e dentre excelentes bandas destaco o Free. A genialidade de 4 excelentes músicos estão principalmente em suas apresentações ao vivo. Comprei um dvd de Blues rock que abre com o Free tocando Mr Big. Uma aula. Pena que a banda durou pouco, mas pelo menos rendeu um excelente filho, o Bad Company.

5. Iron Maiden

O Iron entrou no final do ano com seu disco A Matter of Life And Death. Como é bom ver a banda tocando o fino novamente. Fazia tempo que não escutava um album repetitivamente, como nos bons tempos. Up the Irons!


Tambem curti muito: The Donnas, Fleetwood Mac, Uriah Heep, Pete Townshend, Legião Urbana, Barão Vermelho, Whitesnake, Rory Galagher e Ringo Star e sua All Star Band.

Nenhum comentário: