sábado, janeiro 13, 2007

Top 5 - Brasileiros no Esporte

Cito aqui apenas o que vi atuando.

1. Zico

Comecei a acompanhar futebol em 1981 com o mundialito. Como todos os brasileiros maravilhei-me com aquela geração, que tinha como maior astro o Zico. Por causa dele tornei-me rubro-negro. Ainda bem que ele não jogava no Vasco!

2. Oscar

Quem assistiu aquele famoso jogo contra os americanos em Indianápolis em 1987 até hoje não acredita direito no que aconteceu. Pela primeira vez na história a seleção americana perdia um jogo em seu território. Pela primeira vez levava mais de 100 pontos em um jogo de basquete. Para ter uma idéia o ginásio não tinha o hino nacional brasileiro para ser tocado. A partir deste jogo os EUA iniciaram um processo que levou à utilização de seus astros da NBA em competições olímpicas.

3. Gustavo Kuerten

Nunca imaginei que um dia veria um brasileiro ganhar um tornei do grand slam. Ainda mais por três vezes! De quebra foi número 1 do mundo e teria ficado lá bem mais tempo se não fosse uma contusão em 2002 que praticamente acabou com sua carreira.

4. Paula/Hortência

Estas duas jogavam em tanta comunhão que fica difícil separá-las. Não é a toa que todas as grandes conquistas das duas foram juntas, principalmente o mundial de 1994 e o Pan de 1995. Quis o destino que as duas maiores jogadoras brasileiras de basquete fossem conteporâneas. Escolher uma? Me tira desta!

5. Nelson Piquet

Não adianta vir me falar do Senna. Vi os dois correrem mas foi Piquet que sempre me deu as maiores alegrias. Seus campeonatos foram sempre obtidos na unha, em disputas equilibradíssimas. O de 1981 então foi por 1 ponto! Pena que um carro bomba da Lotus tenha acabado com sua carreira quando estava no auge.

Nenhum comentário: