sábado, fevereiro 10, 2007

Razão e Sensibilidade

Sense and Sensibility (1995)
Direção: Ang Lee Elenco: Emma Thompson (Elinor Dashwood),Kate Winslet (Marianne Dashwood), Hugh Grant (Edward Ferrars)

Jane Austen foi a escritora que melhor retratou a sociedade inglesa do século XIX. No meio de seus romances havia as classes sociais eram tratadas com uma inteligente ironia bem como a natureza humana. Muitas das suas obras foram passadas para o cinema, mas das que vi Razão e Sensibilidade foi a melhor.

Primeiro porque não perdeu tempo tentando dar "agilidade" à trama. Seguiu um bom ritmo apoiando-se no elenco afiadíssimo e na sensibilidade do diretor Ang Lee. E depois pelo excepcional roteiro, que adaptou muito bem a obra de Austen sem tentar "copiar" o livro, que é impossível.

Emma Thompson está muito bem, mas é Kate Winslett que dá um show de interpretação. Impossível não se apaixonar por sua Marianne. O elenco masculino está afiadíssimo com Alan Rickman e Hugh Grant. Algumas cenas são simplesmente antológicas como o desabafo de Elinor, o encontro de Edward com Elinor e Lucy ao mesmo tempo e o Coronel Barton pedindo que Elinor lhe dê qualquer coisa para fazer quando Marianne fica doente. Um filme para ser revisto muitas vezes (como fiz hoje). Nota 9.

Um comentário:

Lê, disse...

gostei do blog !
é um comentário :D