sábado, março 10, 2007

Gov't Mule


O Gov't Mule surgiu em 1994 como um projeto paralelo de dois membros do Allman Brothers mas tomou vida própria. Apesar da influência dos Brothers adquiriu rapidamente sonoridade própria e estilo, resgatando o blues rock dos anos 70.

Em 1989 a reformulação do Allman Brothers acrescentou Warren Haynes na guitarra e Allen Woody no baixo. Compartilhando o amor pelos power trios como Cream, Hendrix e James Gang juntaram com o baterista Matt Abts e formaram o Gov't Mule lançando o primeiro disco, com o nome da banda, em 1995.

Como os Allman não tinham planos para lançar material novo os dois abandonaram a banda para dedicarem-se ao Gov't Mule e lançaram em 1998 mais um excelente trabalho: Dose.

Como toda banda Jam que se preze, o ambiente natural da banda era ao vivo. Os próprios discos em estúdio foram gravados com a banda tocando junta, com poucos acréscimos. Ao longo dos anos foram vários trabalhos em palcos como Live... With a Little Help From Our Friends.

Em 2000 gravavam o terceiro album, Life Before Insanity alcançando aclamação da crítica. Infelizmente meses depois Woody foi encontrado morto em um hotel de New York.

Haynes e Abts diminuiram o rítmo e o guitarrista voltou a tocar com o Allman Brothers. Mas em 2002 com a gravação de um Cd tributo com os baixistas favoritos de Woody que renderam o fabuloso The Deep End (Vol 1 e 2), voltaram aos trilhos.

Acrescentando o tecladista Danny Luis e o ex-baixista do Black Crowes Andy Hess gravaram Deja Voodoo em 2004 e High and Mighty em 2006.

Considero o Mule talvez a única banda surgida nas últimas 2 décadas que possa ser colocada no pantheon das grandes com Zeppelin, Purple, Cream e Who. Um resgate bem sucedido e com muito brilho a sonoridade do rock em sua época clássica e tocado com muita inspiração. A cada disco que escuto mais me apaixono por esta fantástica banda que efetivamente já pode ser considerada grande.

Um comentário:

Heraldo disse...

Pois é, realmente o Gov't Mule é uma das mais belas bandas surgidas nos últimos tempos. Qualidade excepcional de seus músicos, liderado pela batuta do grande Warren Haynes. Discografia básica altamente recomendada.