quarta-feira, março 14, 2007

Mais uma derrota na OMC

Uma coisa que nunca me interessei muito foi política externa, mas ultimamente tenho me esforçado para me inteirar mais nesta parte.

A notícia ontem foi a derrota do Brasil na OMC. Pelo que entendi o Brasil tinha impedido a importação de pneus recauchutados por motivos ambientais. O problema é que alguns países do Mercosul, notadamente o Uruguai, não foram atendidos pela medida. Além disso alguns importadores conseguiram liminares na justiça garantindo a importação.

A OMC decidiu que a questão ambiental pode sim ser utilizada para impedir a entrada de produtos em um país, mas a medida tem que ser aplicada a todos os importadores. Além de impedir as tais liminares.

Na prática significa que o Brasil pode proibir a importação, mas deve impedir também a oriunda do Mercosul. Foi mais uma derrota da diplomacia sul-sul que está sendo implantada por Celso Amorim, que aliás novamente tenta transformar derrota em vitória como no caso Bolívia. Segundo ele, o relatório é favorável ao Brasil pois "Nos protege e acata a nossa argumentação de que razões de meio ambiente podem ser invocadas". Típico.

Nenhum comentário: