sábado, março 31, 2007

Sem fato determinado...

Um comentário:

Claudia disse...

Prezado Editor:
Release do Livro: Choque de Gestão - Do Vôo 1907 ao "Apagão" Aéreo no Brasil.
Autor: Prof. Joaquim Gonçalves de Farias Neto .

Uma oportunidade para acabar, em definitivo, com a crise do Apagão Aéreo no Brasil.
O livro publicado pela Editora Ciência Moderna é bem polemico. Aborda a famosa crise do apagão aéreo no Brasil. Vale conhecer! É muito interessante. O Livro sugere uma desmilitarização do setor, via INFRAERO, baseado na melhoria educacional, utilizando os cursos universitários para sustentar o pedido da classe por melhores salários.
Com linguagem direta e clara o autor apresenta em 357 paginas um diagnostico do passado e de como estamos hoje na aviação brasileira.
O objetivo do livro não é uma critica velada do passado e muito menos do momento atual. O autor sugere saídas técnicas focadas no choque de gestão profissional para o sistema brasileiro de aviação civil como um todo.
Na pesquisa o autor apresenta e analisa os pontos principais das crises: Transbrasil, Vasp, Varig, acidentes no Brasil (Gol 1907), problemas DAC, inicio da ANAC, controladores de vôo e o contingenciamento de verbas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo pelo Comando da Aeronáutica, ingredientes picantes para o quadro caótico do Sistema Brasileiro de Aviação Civil. Em resumo, foram varias crises somadas que levaram o País ao famoso "apagão aéreo".
Este livro é uma oportunidade para que os usuários da aviação brasileira conheçam melhor as curiosidades da aviação, acidentes históricos e casos intrigantes do DAC na formação da Agencia reguladora ANAC.

"A Varig parou, recolheu as asas. Milhares de aeronautas - técnicos comissários e pilotos - perderam o emprego. O desastre aéreo do avião do Gol levou os controladores de vôo a denunciar as suas más condições de trabalho. Com tudo isso, as tarifas das passagens dispararam aeroportos brasileiros superlotados, aviões parados, pessoas dormindo no saguão dos aeroportos. Crianças correndo, mulheres e idosos desesperados. Malas espalhadas, quebra-quebra, gente brigando, gente chorando. Passageiros desorientados sem saber para quem reclamar. O caos foi instalado e o tráfego aéreo parou o país."

Sumario do Livro:
Capítulo 1 – Gol 1907 ...........................................................................1
Capítulo 2 – Os Bastidores do “Apagão Aéreo” ...................................23
Capítulo 3 – Acidentes no Brasil ...........................................................49
Capítulo 4 – Aspectos da Navegação no Brasil ....................................89
Capítulo 5 – Crises das Companhias Aéreas ......................................117
Capítulo 6 – A História Tortuosa do Caminho do DAC até a ANAC.....143
Capítulo 7 – Choque de Gestão ........................................................211
Capítulo 8 – Conclusão .....................................................................245
Anexo .................................................................................................263
Glossário ............................................................................................329
Bibliografia ..........................................................................................339

Outras informações importantes: O autor foi indicado pelo Congresso Nacional para função de Diretor Presidente da ANAC.
Ofícios : Do Vice Presidente e Ministro da Defesa (ver no anexo) e por mais de 16 Senadores da República e 04 Deputados Federais. Participante ativo de mais de 35 anos na aviação brasileira na função de: Piloto Militar (18 anos – FAB / DAC com 17 elogios e medalhas) e Piloto Civil (10 anos - VASP), Empresário de Turismo e Cargas, Professor Universitário e Diretor / Consultor de Tecnologia da Informação e Economia. O autor do livro não poderia ficar calado, face a tamanha responsabilidade depositada por aquelas autoridades.
Currículo do autor:
O Piloto Joaquim Gonçalves de Farias Neto é Coordenador e Professor da Universidade Veiga de Almeida, nos cursos de Pós-graduação, Graduação e Extensão de gestão de processos tecnológicos ERP / DBA Oracle - SAP e PPP- Parceria Público-Privada. O Ex Capitão Aviador foi formado pela Academia da Força Aérea com base no Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA estudou economia na Universidade Cândido Mendes e é Pós-graduado em tecnologia da Informação - TI e e-business. Foi Instrutor de Vôo, possuindo mais de 10 mil horas voados como INSPAC DAC (7 anos), VASP(10 anos), FAB (18 anos) e helicópteros(5 anos). Na área de tecnologia da informação, foi consultor sênior e analista de projetos de negócios - PMI em finanças, controladoria, utilidades e projetos. Como especialista em licitação publica, foi diretor de varias agências de viagens, cargas e empresas multinacionais de TI (parceiras SAP / Oracle). Atualmente trabalha na INFRAERO como assessor da Diretoria Comercial. O comandante Joaquim tem mais de mais de 33 anos de aviação brasileira.

Obs: Segue em outro email com a capa do livro

Atenciosamente
Dados do autor:
Prof. Joaquim Gonçalves de Farias Neto
Coordenador cursos Oracle - UVA
Universidade Veiga de Almeida
Tel.21 33983068 Cel.21 98052162
jfneto@uva.br

Claudia Vivianne
021 25555805 99144499
claudia.vivianne@gmail.com