sábado, março 10, 2007

Top 5 - Filmes baseados em quadrinhos

5. Hellboy
O filme começou a dar certo com a definição de seu diretor e roteirista, Guillermo Del Toro. Era uma garantia que o filme sairia do estilo estória rasa com muitos efeitos especiais. Del Toro foi especialmente feliz na escolha do ator principal. Acostumado a papéis de coadjuvantes, Ron Perlman simplesmente encarnou o vermelhão. Uma boa história mas o que vale mesmo é o personagem principal em cena, com sua ironia e nonsense Hellboy é simplesmente genial.

4. Superman
Foi a primeira adaptação de um super-heróis a acertar na mosca. É claro que estou falando do filme de 1978. Assisti outro dia e é impressionante como os efeitos não perderam a qualidade com o passar dos anos. O vôo com Lois Lane parece muito mais real do que o mostrado em Superman returns. Um filme que marcou minha geração.

3. V de Vingança
É uma das poucas adaptações que na minha opinião rivaliza senão supera os quadrinhos originais. E olha que sou fã de Alan Moore, mas o próprio autor reconhece falhas em sua estória. O deslocamento do mundo pós guerra nuclear para um pós guerra biológica ficou muito mais real e interessante. A dupla central Weaving e Portman mostram uma química poderosa e funcionam muito bem na tela. Um poderoso alerta contra o totalitarismo.

2. Batmam Begins
Esqueça toda aquela baboseira produzida na série Batman, principalmente os terceiros e quartos episódios. Esta é a adaptação digna do verdadeiro Batman dos quadrinhos. O filme concentra-se em Bruce Wayne dando maior profundidade ao presonagem. É uma viagem na formação da personalidade do combatente das trevas que referenciou-se muito bem nas histórias clássicas, como Batman Ano 1. Um grande trabalho com o diretor certo e um Christian Bale inspirado.

1. Sin City
Este ultrapassa os limites de uma adaptação. É a filmagem dos quadrinhos. O mesmo close, o mesmo ângulo que você vê no filme está lá nas páginas do original. Simplesmente fantástico. E o elenco está afiadíssimo, com Mickey Rourke genial no papel do anti-herói Marv. O visual em preto e branco com alguns objetos ou personagens coloridos ficou fantástico. É a adaptação.

Nenhum comentário: