segunda-feira, junho 25, 2007

Desânimo

É certo que as coisas andaram agitadas neste fim de semana, mas este não é o único motivo para nada ter escrito neste blog. O fato é que não estava a fim de escrever sobre coisas negativas, e portanto, dentro da realidade brasileira, fiquei sem ter o que escrever.

Não passei da capa dos jornais no fim de semana. Estampados em todas as páginas a crise do sistema aéreo. Mais uma vez. Daqui a pouco fará um ano do acidente da Gol, e nada se fez para resolver os problemas. Desta vez, pelo menos, o governo deixou o abacaxi para a Aeronáutica. O Comandante da FAB está tratando diretamente com o presidente, o que evidencia ainda mais a irrelevância do atual Ministro da Defesa.

A invasão da USP terminou, finalmente. Todos saíram cantando vitória mas o que vi só me deixou mais desanimado. A maior e melhor universidade do país possui docentes com pensamentos que deixariam até Karl Marx envergonhado. O que se produziu de bobagens intelectuais no período foi assustador. Fico seriamente preocupado com um filho meu estudando em um ambiente destes. Um professor que fez sua graduação na Unicamp uma vez perguntou a um colega que fazia sociologia: existe algum aluno do curso que não seja socialista? Ele confessou francamente: não. Faltou dizer que nem conseguiria sobreviver neste ambiente que não o fosse. Não existe discussão sobre o assunto, o capitalismo é o mal da humanidade e o socialismo é a solução. E ponto final.

O que li esta semana no site escolasempartido.org é ainda mais tenebroso. A doutrinação tomou conta até de boa parte das escolas particulares, que teoricamente teriam mais condições de resistir a certas imbecilidades difundidas por aí fora. Mas não, existem até professores que comparam São Francisco de Assis com Chê. Revoltante.

Mais revoltante ainda é assistir impassível a "promoção" de Lamarca. O traidor, assassino covarde e terrorista recebeu o status de "herói", de defensor da democracia. A comissão de Anistia está empenhada em re-contar a estória e transformar todos aqueles que lutaram para implantar uma ditadura comunista no Brasil em democratas que lutavam contra a liberdade. E as vítimas destes mesmos facínoras não recebem uma ínfima parte destas indenizações vergonhosas.

O povo aplaude com sentimento de vingança às prisões inúteis de corruptos pela polícia federal. Esta está no meio de uma verdadeira guerra interna onde princípios e direitos são constantemente violados. É incapaz de produzir provas consistentes, e nenhum processo consegue avançar. Com tanta eficiência que tenta demonstrar ainda fica a pergunta: como não pode ter encontrado a origem de mais de um milhão de reais apreendidos nas mãos de petistas? Por que quando estourou o mensalão nenhum petista foi preso? Por que, mesmo com a confissão do tesoureiro do partido de que gerenciava dinheiro de caixa dois não foi dada uma destas batidas espetaculares na sede do PT em São Paulo?

Recente pesquisa de partidos de oposição demonstra o óbvio: caso fosse possível concorrer em 2010, Lula ganharia de novo. A mensagem é que o que estamos vendo é aceitável, que o governo está fazendo sua parte. Pois só prova o sucesso da mais eficiente operação de compra de votos já produzida: o bolsa-família.

Escrever o que?

Um comentário:

Alexandra disse...

Soh tenho uma resposta a tudo isso:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp