domingo, julho 15, 2007

Domingo esportivo brasileiro

Pelo menos nos esportes deu tudo certo para o Brasil. Melhor do que qualquer um esperava.

Que a seleção de Bernadinho conseguisse o quinto título seguido na Liga não seria surpresa para ninguém. Mas que impressiona ver um esporte coletivo brasileiro com tamanho e longo domínio impressiona. Só lembrei da definição de um jornal italiano de algum tempo atrás: volei? é um esporte com 6 jogadores de cada lado, uma rede no meio e acaba sempre com a vitória do Brasil.

Enfim saiu a primeira medalha de ouro do Brasil. Diogo levou a preciosa, golum?, no Taekwondo. Já fui mais entusiasta do Pan, confesso. Mas sair eufórico com tantas medalhas e no ano seguinte ficar levando pancada nas Olimpíadas me deixou meio desconfiado. Mas isso passa.

O futebol, bem o futebol... Quem vai entender? Nunca uma seleção Argentina foi tão favorita diante do Brasil. É claro que achávamos o título possível, mas nossa esperança estava no penalti (ainda mais com barreira, invenção do nosso goleiro) ou aquele golzinho mágico no contra-ataque. Que nada. Vitória maiúscula: 3 X 0. É claro que é um reforço que o esquema defensivo de Dunga não merecia, e vai ficar marcado como a estratégia que deu certo. Tudo bem, é do jogo. Eu já prefiro acreditar que o que levou o Brasil à vitória foi o que faltou na Copa do Mundo. Vontade. Por maior que fossem as críticas nesta campanha, ninguém questionou a entrega e vontade dos jogadores. Foi uma seleção limitada? Foi. Mas mostrou que uma seleção brasileira jogando com brio é capaz de vencer qualquer time do mundo. Ficou ainda mais claro o que nos levou à derrota em 2006.

Nenhum comentário: