domingo, julho 01, 2007

O Banquete

Continuando minha viagem de descoberta à filosofia, li recentemente este texto de Platão. Divido com vocês o que entendi de ler e reler as palavras do filósofo.

O Banquete trata-se de uma reunião em que, em determinado momento , vários personagens fazem um discurso em homenagem a Eros, que representaria o amor. Entre eles, Sócrates, que ao final apresenta a teoria de Platão sobre o sentimento.

Percebe-se que a cada discurso a idéia do amor vai se ampliando. Começa com o amor entre os homens, dos atos de coragem, sacrifício e outros que o amor nos leva. Surge uma distinção de dois tipos, um vulgar, que leva os homens à luxúria, e outro celeste, que é a expressão pura do sentimento. Ampliando-se ainda mais, surge o amor pelas coisas, pelo que é belo. O amor aparece como a forma em que o homem se comunica com a divindade.

No último discurso Sócrates apresenta vários conceitos, utilizando para isso o discurso de Diotima, uma personagem inventada pelo filósofo para falar com mais liberdade.

O amor seria a busca por algo que não se possui, que posteriormente define como a busca permanente do que é bom.

O amor teria várias gradações em um processo pedagógico de aprendizado. Inicialmente o amor corporal, posteriormente o amor pela alma, depois pelo conhecimento e por fim ao que chamou de beleza absoluta. Cabe ao homem que:
se eleve por fim o espírito à ciência das ciências que nada mais é do que o conhecimento da Beleza Absoluta (...) a beleza não revestida de carne, de cores, e de várias outras coisas mortais e sem valor __ mas a Beleza Divina.”

Uma resenha mais completa eu escrevi em página à parte que pode ser acessada no link abaixo:
O Banquete

Mais um texto que nos faz pensar e refletir, levando-nos a perceber que o amor é mais importante e amplo do que imaginamos.

2 comentários:

Frei Allan disse...

Muito boa essa resenha feita com base no Banquete de Platão. Me foi muito útil na pesquisa que tive que desenvolver.
Muito Obrigado.
Parabéns!

thais oliveira disse...

vejo que a pesquisa nao era a intenção deste post,mas me ajudou mto na conclusão do meu seminário!
mto obrigada e parabens.