sexta-feira, outubro 12, 2007

Orgulho e Preconceito - série BBC


Tive que recorrer à Amazon para poder assistir a série inglesa sobre a magistral obra de Jane Austen. E foi um investimento muito bem feito.

A produção é caprichada e duas qualidades sobressaem na versão produzida por Sue Birtwistle.

Primeiro o ritmo. Apesar de boas adaptação no cinema, o filme sempre resultava um tanto corrido. A grande problema aqui é o que cortar a obra original. Ao contrário da maioria de seus livros, onde poucos fatos realmente acontecem __ a autora centra a trama na descrição do quadro de sua época e a reação de seus personagens ao mundo em que vivem __ Orgulho e Preconceito apesar de tratar da época e personagens, mostra também uma seqüência de acontecimentos que justificam a profunda transformação por que passam os personagens. Em uma série, por ser mais longa, é possível mostrá-los isso em uma narrativa que segue um ritmo mais compatível com a trama.

Segundo é a atuação de Colin Firth. A aparência física não é narrado por Austen, mas ele é Mr Darcy. É, sem dúvida, um dos atores mais talentosos de sua geração, o que fica claro neste papel. A forma com que mostra a tortura que passa seu personagem na busca de sufocar seus próprios sentimentos é um dos pontos altos da série. Outro destaque é como consegue esconder sua paixão, até a declaração para Elizabeth no ponto de inflexão da obra, ao mesmo tempo que consegue dar credibilidade a este amor.

É uma pensa que nunca tenha passado no Brasil nem tenha sido lançado por aqui em DVD. Certas estórias devem ser contadas sempre.

12 comentários:

Alexandra disse...

Eu (e todas as mulheres que assistiram a essa serie) AMO o Mr Darcy! Acho que o Colin Firth é o único ator que realmente me faz suspirar...

Realmente está muito perfeito como Mr. Darcy. Agora vc sabe pq eu não pude assistir o filme... sem ele como Mr Darcy fica muito sem graça...

Blogildo disse...

Por sinal, tenho a impressão que a primeira pessoa a perceber que Colin Firth é Mr.Darcy foi a diretora Sharon Maguire (ou o pessola do "casting", whatever).

Ao dirigir "O diário de Bridget Jones" - explicitamente inspirado em "Orgulho e Preconceito" - Colin Firth é um Mr.Darcy pós-moderno!

nat disse...

Olá, eu gostaria de saber se a série que foi comprada na Amazon possui legenda, mesmo que seja em ingles!!!
Muito obrigada , Natalia

Marcos Guerson Jr disse...

Infelizmente não Natália, o que é realmente uma pena. Apesar de entender bem o inglês, acaba ficando algumas coisas de fora. E não consigo dividir o filme com minha esposa, que conseguiria entender com a legenda em inglês.
É realmente uma pena.

mauam disse...

Essa série da BBC foi realmente demais. Comprei os dvds com legenda em inglës e portugues num site de Portugal (www.eol.com.pt).

krla disse...

Eu queria saber onde encontrar este seriado para comprar com legenda em br, ou pt, mas, no site de Portugal está esgotado.
Sou fã do Colin Firth, ele é um gatinho lindo.
Amei os filmes o diário de Bridget Jones, e Bridget Jones no limite da razão.
Comprei o livro o diário de Bridget Jones, e encomendei o livro Bridget Jones no limite da razão, chega semana que vem.

Beatriz B disse...

Natália e Marcos, o DVD que se compra pela Amazon TEM SIM legendas em inglês. Bom, não são propriamente legendas, mas "hearing impaired subtitles"... são feitas para deficientes auditivos... mas a verdade é que dá na mesma. É só estar com o controle Closed Caption da TV ativado, que as legendinhas aparecem. E garanto que são uma ajuda enorme!

Léia disse...

Olá!É a primeira vez que posto alguma coisa.Acabei de encontrar as legendas da série Orgulho e Preconceito da BBC, de 1995 e está em português.O endereço é http://download.allsubs.org/subs-download/pride-and-prejudice-1995-2-cd-portuguese-br-pb-6-3-1-4/524473/. Espero ter ajudado!

Marcos Guerson Jr disse...

Obrigado Léia, com certeza será de grande ajuda!

Abraços

Mulher Escancarada disse...

,
OLá....adoro seu blog !!
bjs

dirce disse...

Olá,
agora existe avenda na livraria cultura a série da BBC com o Colin Firth legendado em portugês. São 3 DVDs.
Dirce

dirce disse...

Agora existe a venda na Livraria Cultura a série da BBC com o Colin Firth com legenda em portugês.