sexta-feira, novembro 02, 2007

Pontos corridos, está dando certo.

A cada campeonato a média de público cresce. A rodada de ontem ficou em cerca de 29.000, padrão europeu. No blog do Juca, um leitor argumentou que se o campeonato tivesse finais, com 8 clubes, a média seria maior ainda.

É uma grande falácia. Está pegando a média de público do campeonato de pontos corridos, e adicionando a da fase final dos campeonatos com mata-mata. Estes campeonatos mostram que se houver finais, o torcedor não comparece durante a fase regular, por isso a média sempre foi baixa nos campeonatos anteriores.

O torcedor começou a entender que, nos pontos corridos, cada jogo tem igual importância, é uma decisão. Por isso comparece. E os números estão comprovando isto. Faltando 4 rodadas para terminar o campeonato, apenas São Paulo e América não disputam mais nada. Os outros estão em luta por algum objetivo, e o torcedor está comparecendo.

Além do mais, no campeonato com finais, os clubes que não faziam boa campanha saiam do campeonato em outubro, e os outros iam saindo aos poucos. Justamente os que não estavam bem ficavam sem receita dos jogos durante cerca de 4 meses, como pagar os salários? Agora sabem, que independente dos resultados, irão jogar até a última rodada e entrarão todos de férias juntos. O fato do time está mal colocado não impede o torcedor de comparecer, como demonstram Corinthians, Náutico, Sport e os Atléticos.

Para os que gostam de mata-mata, existe vários campeonatos: os regionais, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-americana.

Por fim, não adianta montar time no meio do campeonato. O Flamengo deveria pensar nisso. Se os jogadores que contratou, principalmente Ibson e Fábio Luciano, estivessem desde o início, com pré-temporada e tudo, poderia ter disputado o título.

Nenhum comentário: