domingo, dezembro 09, 2007

Top 5: Power Trios

Essa é bem difícil, ainda mais que eu adoro power trios! Primeiro que para tocar com um baixo, uma bateria e uma guitarra, os músicos têm que ser muito bons. Depois, o som fica bem dividido, ficando bem fácil para identificar cada instrumento.

Para fazer minha lista, considerei power trio as bandas com três componentes. Parece redundância, mas não é. Musicalmente não existe diferença de uma formação com três componentes e outra com quatro, sendo um deles apenas vocalista. Assim, o som do The Who, Free, Bad Company, Led Zeppelin é essencialmente de um powertrio, pois possuem apenas um baixo, uma bateria e uma guitarra. Para facilitar minha lista, deixei-os de fora.

  1. Grand Funk Railroad: uma das melhores bandas americanas de todos os tempos, lançou seus principais trabalhos com Mark Farner (guitarra e voz), Don Brewer (bateria e voz) e Mel Schacher(baixo). Foi cada petardo!
  2. Rush: esta incrível banda canadense é um marco do rock'n'roll. Até hoje ainda me emociono escutando "Tow Sawyer", é de arrepiar. Três músicos excepcionais: Geddy Lee (baixo e voz), Alex Lifeson (guitarra) e Neil Peart (bateria).
  3. Motorhead: se tem uma coisa que sempre deixou Lemmy (baixo e voz) furioso foi ser chamado de banda de heavy metal. É rock'n'roll, com extrema velocidade, mas rock. Três obras primas em seqüência: Overkill, Bomber e Aces Of Spades. Na fase trio, contava com Eddie Clarke (guitarra) e Philty "Animal" Taylor (bateria).
  4. Jimi Hendrix Experience: sim, Hendrix era um gênio, mas contava com dois músicos fantásticos: Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria). É só comparar com o Band of Gypsys que veio depois.
  5. Gov't Mule: foi bom enquanto durou. Warren Haynes (guitarra e voz), Allen Woody(baixo) e Matt Abts(bateria) recuperaram com muito talento o conceito de classic rock. Infelizmente, Woody faleceu em 2000. Haynes continua sua cruzada, agora como um quarteto, mas a perda deste genial baixista foi irreparável.

Nenhum comentário: