quarta-feira, abril 23, 2008

Top 5 - The Band


The Band é realmente "a" banda. Depois de devorar praticamente todos os seus discos (falta apenas Islands) já posso fazer uma lista de top 5, o que me faz bater a cabeça um bocado. Gosto de tudo que a banda fez, não tem uma música que me faça querer pulá-la. O botão forward é proibido quando se trata do The Band...


1. The Weight

Tudo funciona nesta música, as harmonias, a letra, os vocais. Ainda quebro a cabeça até hoje para entender o que Robertson quis dizer com sua saga caipira-mística sobre esta tal carga. Gosto especialmente do verso cantado por Danko. O grande problema é descobrir qual a versão da música é a melhor!


2. The Night They Drove Old Dixie Down

É possível sentir toda a tristeza dos sulistas na Guerra de Secção em mais esta composição de Robertson. É uma música que toca fundo, que emociona. Simplesmente brilhante.


3. It Make's no Difference

Este para mim é o grande momento de Danko, sua voz é perfeita nesta música. Robertson também nos entrega um solo maravilhoso, assim como o solo de sax de Hudson. É a banda madura, com domínio completo sobre sua obra.


4. Up On Cripple Creek

Mais uma paisagem do interior americano narrado com maestria por Robertson. Um dos clássicos da banda e um arranjo para lá de diferente, o instrumento principal é um som de berimbau que Hudson tira dos teclados.


5. Tears of Rage

Faltava um grande momento de Manuel na lista. Agora não falta mais. Sua interpretação nesta música é maravilhosa e a música de abertura do primeiro disco. Uma inovação na época abrir um disco de rock com a música mais lenta do disco. Coisas de uma banda que não tinha medo de ousar. Ainda bem.

Nenhum comentário: