domingo, maio 18, 2008

Como eliminar seu chefe


Nine to Five (1980)

Diretor(es): Colin Higgins
Roteirista(s): Patricia Resnick, Colin Higgins
Elenco: Jane Fonda, Lily Tomlin, Dolly Parton, Dabney Coleman, Sterling Hayden, Elizabeth Wilson, Henry Jones, Lawrence Pressman, Marian Mercer, Ren Woods, Norma Donaldson, Roxanna Bonilla-Giannini, Peggy Pope, Richard Stahl, Ray Vitte

Sinopse:

Quatro mulheres de personalidades distintas trabalham juntas num escritório. Uma delas é a secretária que imaginam ter um caso com o chefe, um sujeito mal-educado, cruel e machista. Motivos suficientes para que elas se tornem amigas e decidam fazer o que o título esclarece.

Comento:

Este filme tem um significado especial para mim pois está relacionado com uma das primeiras memórias que possuo. Assisti-o, pela primeira vez, no avião indo para os Estados Unidos quanto tinha 8 anos. Era um clima de aventura pois iríamos morar lá por um ano e pela primeira vez fazia uma viagem internacional.

O filme é uma comédia que faz uma crítica ao ambiente das corporações americanas do início da década de 80. Vendo-o hoje é possível verificar que muita coisa mudou e muitas das situações apresentadas não seriam possíveis de se repetir agora, mas continua um excelente retrato de sua época.

A cena do seqüestro do corpo é engraçadíssima e os diálogos entre Fonda, Tomlin e Parton são inspiradíssimos, em especial quando descobrem no porta malas que o corpo não era do Sr Hart.

Interessante também como o sonho das três mulheres realizam-se no dias seguinte com Tomlin envenenando acidentalmente seu chefe, Parton amarrando-o na poltrona e a pacata Fonda alvejando-o de verdade.

Nota 8,5

Quote:

Violet: Oh, God. They know about the rat poison. I might as well just turn myself in. Doralee: Violet, it was an accident.
Violet: I'm a murderer.
Judy: No, you're not.
Violet: I'm a murderess. I'm gonna go to the pen. My poor kids. I'm gonna lose my job.
Judy: Violet, stop this.
Violet: I'm no fool. I've killed the boss, you think they're not gonna fire me for a thing like that?

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembro claramente deste filme "Nine to Five". Estavamos num vôo com destino a Nova Iorque. Foi uma deliciosa comédia que fez muito sucesso na época.
Era a época do lançamento da trilogia Stars Wars e pegamos toda a febre de consumo que se sucedeu aos filmes, com a oferta de naves e bonecos dos personagens.
Foi um época memorável de nossas vidas.
Dad