terça-feira, maio 20, 2008

O Evangelho de Tomé

Uma bússola para a evolução espiritual
Ron Miller, 2004

E ele disse: "Aquele que descobrir a correta
interpretação destas palavras jamais morrerá"


Ron Miller, um ex-seminarista trata do texto descoberto em Nag Hammad, em 1945. Conhecido como quinto Evangelho ou Evangelho de Tomé, seria um dos textos descartados pela Igreja Católica quando foi definido que seriam apenas 4 os evangelhos.

O autor apresenta sua visão e interpretação deste texto, talvez o mais místico sobre Jesus. Pode ser considerado uma ponto com outra religiões pois não se prende ao ritual católico tradicional, sua mensagem vai além dos limites do cristianismo.

A mais importante mensagem que guardei deste livro é a ênfase que Miller dá na atenção como forma de nos aproximarmos de Deus. Fazer as coisas com atenção, dedicarmos alguns minutos por dia para realizar uma tarefa com extrema atenção, assim teríamos a comprovação que Deus realmente existe. Pois Deus está em todas as coisas e só conseguimos percebê-LO quando darmos a atenção devida.

A cada capítulo há citações do livro de Tomé, a interpretação do autor, uma parte final condensando os ensinamentos de Cristo e algumas perguntas para fazermos a nós mesmos. São boas perguntas, nos fazem pensar um bocado.



----------------
Now playing: The Yardbirds - Sweet Music (Take 3)
via FoxyTunes

Nenhum comentário: