sexta-feira, maio 02, 2008

Quem ganha é o telespectador

Lauro Jardim:

É arrasador o parecer final da Secretaria de Direito Econômico (SDE) no processo administrativo que apurou indícios de práticas anticoncorrenciais da Globo na compra dos Brasileirões entre 1997 e 2005. A um só tempo, a SDE conclui que a Globo e o Clube dos Treze incorreram em infração à ordem econômica (pelo qual podem se punidos com multas milionárias) e recomenda ao Cade alterações profundas na comercialização dos direitos de transmissão dos Brasileirões daqui para frente. O parecer acaba de ser enviado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a quem cabe definir o valor das multas.


O grande problema do capitalismo é que ele depende da concorrência para mitigar seus males. Quando esta concorrência é destruída pela formação de um monopólio, todos perdem, consumidores e trabalhadores.

A Globo tinha conseguido um monopólio na transmissão esportiva, principalmente no futebol. Além de dominar a transmissão aberta, colocou todo o seu peso para desbancar a espn brasil no setor. Foi uma operação que custou muito à emissora, socorrida providencialmente pelo atual governo no início do primeiro mandato.

Com o parecer da SDE espera-se que a livre concorrência volte ao setor e o principal beneficiado será o torcedor. Foi sugerido que se abra um pacote de jogos nas quintas e sábados, dias que não interessam à Globo. Torço para que o horário dos jogos de quarta também possam ser mudados em função da concorrência, quem já foi no Maracanã para ver jogos às dez da noite sabe o risco que é.

Aguardemos para ver se as medidas farão efeito real.



----------------
Now playing: ACDC - Hells Bells
via FoxyTunes

Nenhum comentário: