domingo, junho 22, 2008

Terminal

Terminal (2004)
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones e Stanley Tucci


Uma comédia bem vinda nos tempos de hoje que trata de alguns temas cada vez mais presentes na vida moderna.

O primeiro destes temas é o conflito entre um homem comum e a burocracia que toma conta de nossas vidas representada por um agente que coloca toda sua vida em sua função e acredita realmente ser a peça mais importante desta imensa engrenagem imaginária. Dramas como o de Viktor estão presentes em todos os cantos do planeta cada vez que uma pessoa encontra-se de posse de um formulário e diante de alguém dizendo que infelizmente nada pode fazer.

Outro tema é a espera e suas angústias existenciais. Enquanto Viktor espera para realizar um sonho que não é seu outras personagens esperam para que o amante deixe a esposa, a promoção venha, o retorno ao seu país, conquistar uma mulher ou simplesmente ver alguém escorregar no chão limpo.

Uma comédia inteligente que tenta mostrar a que ponto uma vida sem propósito pode levar. Amelia representa esta falta de objetivos que a modernidade impões por vezes. Dixon mostra o perigo da pessoa que tem na profissão sua única dimensão existencial. Spielberg escorregou na chantagem barata que ele faz no final do filme. Dixon o tempo todo guiou-se pela lei, caso contrário poderia ter se livrado do "hóspede" indesejado logo de início. Aliás sua luta inteira era essa, assim como seu dilema; queria fazer valer os regulamentos que davam sentido ao seu trabalho e por extensão à sua vida.



----------------
Now playing: The Bravery - Split Me Wide Open
via FoxyTunes

Nenhum comentário: