terça-feira, julho 08, 2008

Tempos Modernos

Bom Senso perdeu o chão quando pais atacaram professores por fazerem o que eles não tinham feito: disciplinar seus filhos. Piorou mais ainda quando as escolas foram obrigadas a pedir o consentimento dos pais para usar protetores solares ou dar uma Aspirina aos alunos; mas não podiam informá-los quando uma aluna engravidava ou queria abortar. (texto completo aqui).
Lembrei deste excelente texto do London Times hoje de manhã ao escutar uma estória que um companheiro de trabalho contou hoje.

Ele foi chamado no colégio do filho. Dias antes o garoto teve sua mochila roubada com carteira, celular e outros pertences. Descobriram que havia sido outro aluno que praticara o furto.

Parece que já desconfiavam do menino e ontem o disciplinador tinha visto que ele tinha um mochila cheia ao seu lado. Perguntou se a mochila era dele, o menino respondeu que não. Abriu e verificou que havia outra mochila dentro desta, justamente a roubada. Percebeu também que a mochila que fora aberta tinha o nome deste menino.

A mãe foi comunicada do que tinha acontecido. Procurou o juizado de menores e denunciou que seu filho havia sido coagido a mostrar o que tinha dentro da sua mochila. Parece que pela lei se o menino se negasse ninguém poderia fazê-lo abrir. Felizmente, para o disciplinador, o menino havia dito inicialmente que a mochila não era dele.

Vejo que a mãe está mais preocupada em usar a lei para garantir o filho na escola do que para entender que ela tem um problema sério nas mãos. Ela pode conseguir na justiça que o filho não seja expulso, mas não conseguirá se livrar de uma verdade, o filho roubou.

Lembrei na hora do texto do London Times. Muitos pais não fazem sua parte e também não aceitam que a escola mantenha um mínimo de disciplina. Acham um absurdo, por exemplo, que um aluno seja expulso por cola, procedimento de qualquer instituição de ensino no mundo desenvolvido.

Cada vez mais não querem ver a realidade, e o resultado está aparecendo cada vez mais rápido.

Nenhum comentário: