sábado, setembro 20, 2008

Retrato do Artista Quando Jovem

A Portrait of the Artist as a Young Man
James Joyce, 1916

Stephen Dedalus é um alter-ego de Joyce neste livro que descreve o crescimento espiritual de um jovem e seu despertar para a religião e filosofia. Joyce usa muito poucos diálogos e divide a obra em cinco capítulos, cada um referente a uma determinada época da vida de Stephen.

Para cada capítulo a narrativa reflete o próprio amadurecimento do personagem. No primeiro, por exemplo, Stephen é apenas uma criança que tenta entender como os colegas podem fazer uma pergunta para ele e independente da resposta dada brincarem com ele da mesma forma.

Destinado pela família a se tornar padre estuda em um colégio religioso. Aos poucos vai se revoltando com este destino, tenta um retorno pelo arrependimento em um capítulo onde Joyce descreve uma imagem do inferno aterradora para os pecadores, mas termina na universidade onde descobre a filosofia e descobre sua vocação como poeta.

O último capítulo é o melhor de todos, especialmente pelo diálogo entre Stephen e seu amigo Cranly. Ao mesmo tempo que Stephen está deixando para trás a religião por ter perdido a fé descobre que ficou uma marca do cristianismo em sua alma que não conseguirá extirpar. Em certo momento, Cranly chama Jesus de charlatão e hipócrita, deixando o jovem poeta desconcertado.

__ Dize-me a verdade. Não ficou completamente chocado com o que eu estive dizendo??
__ Um tanto __ confirmou Stephen.
__ Mas chocado por que __ insistiu Cranly, com o mesmo tom __, se estás certo de que a nossa religião é falsa e de que Jesus não é filho de Deus?


Sua fuga não é apenas da religião, mas do patriotismo irlandês que marcou sua geração. Seus colegas o questionam por que não defende a língua irlandesa e responde:

__ Os meus antepassados jogaram fora a sua língua e tomaram outra __ disse Stephen. __ Consentiram que uma porção de estrangeiros os subjugassem. Imaginas então que eu vou pagar com a minha própria vida e pessoa as dívidas que contraíram? Para quê?


Não é um livro fácil de ler, tem um ritmo moroso. Para os insistentes fica as reflexões de uma pessoa que luta para se livrar do passado que lhe é imposto para seguir por um caminho novo e desconhecido.


----------------
Now playing: Jimi Hendrix - Changes
via FoxyTunes

Nenhum comentário: