segunda-feira, outubro 06, 2008

Promessas de um Cara de Pau

Swinging Vote (2008) Com Kevin Kostner, Paula Patton, Kelsey Grammer, Dennis Hopper

Fazia um bom tempo que não ia ao cinema; acabei optando por este por causa das eleições deste ano. É um bom filme, que consegue por contraste evidenciar situações relevantes em um processo eleitoral, particularmente o americano.

Devido a um erro na hora da votação, as eleições para a presidência dos Estados Unidos fica nas mãos de um só homem, um beberrão que nunca fez nada de produtivo na vida mas conta com a sorte de ter uma filha que faz o seu contraponto. A situação de um homem, um voto, é levada ao extremo e as eleições ficam na dependência da escolha de Bud, um americano típico do meio oeste.

Na disputa pelo voto de Bud os dois candidatos são capazes de abandonar as próprias plataformas a ponto de ficarem irreconhecíveis. Temos então um democrata defendendo o controle de imigração, condenando o aborto enquanto temos um republicano defendendo o meio ambiente e o casamento gay. Mais importante que os candidatos estão seus chefes de campanha, obcecados para vencer a qualquer custo.

Até onde um candidato pode abandonar as próprias idéias e ideais para conseguir a vitória? Até que ponto o marketing político deve superar a própria política? Não há mais espaço para a intuição, para o debate de idéias?

O filme tenta levar no final uma mensagem de otimismo quando os próprios candidatos percebem a furada que estão se metendo e procuram retomar a situação deixando um pouco de seguir apenas o interesse eleitoral. O próprio Bud é acometido de uma responsabilidade que não tinha e tenta agir da maneira certa.

A democracia tem que estar sempre sendo discutida e aprimorada mas os problemas do sistema se resolvem com mais democracia. Exageros a parte, o filme cumpre bem a missão de entretenimento, como acredito que o cinema deva ser, e ao mesmo tempo passa algumas idéias para reflexão. Este ano tem eleições nos States. Que os eleitores americanos reflitam bem antes de depositar seus votos nas urnas. O futuro de seu país pode estar a alcance de cada um.

----------------
Now playing: Kansas - Song For America
via FoxyTunes

Um comentário:

Elizeu do Vale disse...

Legal, me interessei pelo filme, se bem que nem todos vêm a mesma mensagem, essa é uma capacidade individual.
Abraços.