segunda-feira, novembro 24, 2008

Primeiro fim de semana no Haiti

Chegamos ao final do nosso primeiro final de semana no Haiti.

Normalmente o sábado é dedicado para manutenção da Companhia e faxina dos containers. Tendo em vista que este seria o último final de semana para a grande maioria do sétimo contingente, o Comandante optou por liberar a tropa e passar o faxinão para segunda.

No sábados pela manhã é realizada uma feirinha na frente da base. Vendem-se basicamente roupas, calçados, quadros, artesanato e até alguns produtos de informática. Um dos maiores sucessos são os tênis. Pelo que me informaram, são vendidos os itens que são usados pelos americanos e posteriormente devolvidos às lojas. Suspeitamos que sejam utilizados pelos bombagays também. Cada tênis sai em torno de uns vinte dólares.

Acabei não indo à feirinha, deixei para outra oportunidade. Fui no Megamart, um atacadão que existe em Porto Príncipe. É um dos poucos lugares que não só aceitam pagamento em dólares como também dá o troco na moeda americana. Nos demais locais, o dólar pode até ser aceito, mas o troco sai em moeda local.

Comprei algumas coisas que estavam faltando e duas garrafas de vinho. No sábado, após as 18:00 é liberado o consumo de bebida alcoólica até domingo as 22:00.

No fim da tarde ainda joguei um volei de areia para quebrar a rotina das corridas diárias.

O jantar foi Strogonoff e recebemos duas garrafas de refrigerante e duas long necks. Normalmente recebemos Pepsi e uma cerveja da República Dominicana chamada Presidente. Acabei guardando minhas long necks e fiquei com tomando meu vinho.

A noite foi longe. Joguei uma partida de xadrez com o Rodrigo. Perdi depois de estar com vantagem considerável na partida, uma seqüência de desatenção tremenda mas faz parte do aprendizado (nosso placar agora está 3 x 2 para mim). Depois ficamos conversando, tocando um violão e quando dei por mim fui o último a ir dormir na Companhia, às 5:30.

No domingo passei boa parte do tempo na internet e com meus livros. Além de assistir a derrota do Flamengo para o Cruzeiro!

À noite mudamos a disposição do nosso container para conseguir mais espaço para circulação. Foi uma trabalheira danada, mas no fim o resultado ficou bom. Pelo menos já conseguimos mexer nos nossos armários ao mesmo tempo, uma evolução e tanto.

E com o primeiro episódio da série "Band of Brothers" despedi-me do domingo e do fim de semana. O primeiro no Haiti.

Nenhum comentário: