segunda-feira, dezembro 15, 2008

Hipocrisia

Quando Sócrates começou a questionar em público os sofistas de sua época, buscava desmascarar o que considerava um grande mal, a hipocrisia. Em Apologia de Sócrates, Platão revela a natureza da filosofia socrática. Buscando compreender a sabedoria, Sócrates questionou os grandes sábios de sua época e descobriu que estes na verdade não sabiam e pior, não sabiam da própria ignorância. Por isso o oráculo de Delfos teria afirmado que o mais sábios dos homens era justamente o filósofo, porque este sabia que não sabia. Daí a expressão só sei que nada sei. Muito mais do que o conformismo com a própria ignorância, Sócrates defendia o exato oposto, a busca da sabedoria a partir da constatação da própria ignorância.

Assim, percorreu a Grécia revelando as contradições dos sábios de sua época. Para ele, a filosofia tinha que se revestir da prática; não adiantava ser bom, era preciso praticar o bem. Os hipócritas condenam práticas que eles próprios cometem, possuem um discurso que contraria suas atitudes. Sócrates procurou evidenciar esta separação de palavras e atos.

Alguns séculos depois, veio Cristo. Jesus combateu a hipocrisia de sua época. Diante de uma turba que desejava apedrejar uma mulher adúltera, impediu-os com um ensinamento simples e valioso: aquele que não tiver pecados que atire a primeira pedra. A turba se dissipou e virando-se para a mulher disse a ela: ninguém a condenou, nem eu o farei. Vá e não peque mais.

A hipocrisia pode ser definida como o ato de fingir ter crenças, atitudes, virtudes ou sentimentos que a pessoa na verdade não possui. Vemos isso todos os dias, por todos os cantos do globo. Aliás, o mundo moderno construiu-se sobre um castelo de hipocrisia. O politicamente correto possui sua raiz na hipocrisia.

Outro ensinamento de Jesus que vale para qualquer época: não critique o cisco no olho do outro quando no seu existe uma trave. Quantas vezes não criticamos os outros por atos que já praticamos ou pior, que continuamos praticando? Será que sempre fazemos uma reflexão, mesmo que rápida, antes de criticar alguém? Será que procuramos saber das suas motivações? Dos seus problemas?

A hipocrisia é ainda pior quando é feita em público; é um caminho para o descrédito, para a perda de confiança. Por mais tempo que demore, o hipócrita acaba sempre desmascarado, acaba sem roupa, como a fábula.

Todos os dias o mundo nos convida para pensarmos e refletirmos sobre a hipocrisia que nos cerca. Quantas vezes não fechamos os olhos e tentamos evitar este convite? Quem de nós nunca foi hipócrita? A questão é lutar contra este sentimento de querer ser maior do que realmente somos. Como sempre, na raiz de tudo está a vaidade. A mãe de todos os vícios.

Aproveitando que estou escutando The Band, coloco mais uma vez um verso de Robbie Roberston que exemplifica muito bem os perigos da hipocrisia:

Just be careful what you do, it all comes back on you

A hipocrisia é um dos traços marcantes da humanidade em todas as épocas. Cada dia é um dia para combatermos este mal em nós mesmos, através de nossa reforma íntima. Aquela que estamos sempre adiando para o dia seguinte porque estamos muito ocupados com nós mesmos.


----------------
Now playing: The Band - Jawbone
via FoxyTunes

Nenhum comentário: