sábado, janeiro 31, 2009

Passeando pelos livros que estou lendo

Dubliners (Joyce)

Terminei o conto "The Boarding House", em que a filha de uma dona de pensão tem um romance com um hóspede e a mãe desta chama-o para uma conversa. A moralidade cristã, como em todos os contos, está sempre à espreita e ao final a reparação deve ser feita. O casamento.

What is History (Carr)

Fim do capítulo 2, "Society and the Individual". Carr defende o pensamento que o indivíduo é um produto do seu tempo histórico, assim como o historiador. Coloca-se em oposição à histórica baseada nas suas grandes personalidades, nas biografias dos grandes homens.

A Traição dos Intelectuais (Benda)

Fim do capítulo 1, "Aperfeiçoamento moderno das paixões políticas. A era do político". Benda apresenta um dos traços fundamentais da sociedade contemporânea, o acirramento dos ódios políticos, principalmente em função da raça, classe e paixões nacionais.

A Verdade das Mentiras (llosa)

Acabei a resenha sobre "A Condição Humana" de Malraux. Ler Llosa falando de literatura é sempre um prazer e a apresentação do ponto de vista de um escritor ao ler uma obra.

Marília de Dirceu (Gonzaga)

Lira XII. Gonzaga narra a luta com o Deus do amor e sua ressureição nas mãos da donzela por quem se apaixonou. O amor não morre enquanto existir a mulher amada.

Intelectuals (Johnson)

Terminei o capítulo que conta a intensa vida de Hemingway. Renegando radicalmente o cristianismo e Deus, o escritor viveu livre de qualquer consciência moral mostrando que Karamazov estava certo: onde não existe Deus, tudo é permitido. O desfecho trágico de sua vida mostra o que dá libertar-se de qualquer moralidade.

Introdução à Economia (Mankiw)

Terminado o capítulo 5, "Oferta e Demanda", onde é apresentada uma das leis fundamentais da Economia e o leitor é chamado a responder: em que o aumento da venda de cachorro quente influi no mercado de suco de laranja. Muito interessante.

----------------
Now playing: Grand Funk Railroad - Gimme Shelter
via FoxyTunes

Nenhum comentário: