domingo, janeiro 18, 2009

Quinta-Coluna (Contardo Calligaris)

Contardo Calligaris é mais do que um psicanalista, é um pensador na verdadeira acepção da palavra. Dotado de imensa sensibilidade, é capaz de a partir de um acontecimento banal buscar tentar entender as origens do comportamento humano, tentar descobrir o homem. Não oferece respostas, leva sim a muitas perguntas.

Quinta-coluna é uma sucessão de artigos que publicou na Folha de São Paulo analisando os mais diversos temas, muitas vezes com pontos de vista curiosos, que desafiam ao que se chama de bom senso. Através de seus textos, paramos e refletimos sobre a condição humana e suas infinitas nuances.

Contardo estabelece pontes entre seu conhecimento profissional, política, religião, artes em geral mostrando que não vivemos por áreas isoladas; há uma conexão. Seu texto sobre a Fantástica Fábrica de Chocolates nos faz pensar na educação de nossas crianças; o sobre adolescente que brincam de se asfixiar sobre a seriedade da vida e da morte; na maioridade penal, da hipocrisia de nossa sociedade; em Ratatouille, a necessidade de ter sonhos mais elevados.

A reunião destes ótimos textos um presente para aqueles, como eu, nunca acompanharam e nem sabiam quem era Contardo. Ele produziu um fascinante painel sobre o ser humano. E a principal lição que fica deste livro é que somos extremamente defeituosos, mas ao mesmo tempo frágeis. É nessa fragilidade que reside nosso maior bem, nossa capacidade de ser amado, a nossa esperança como espécie.

----------------
Now playing: Elton John - Rotten Peaches
via FoxyTunes

Nenhum comentário: