domingo, fevereiro 01, 2009

Culto ao corpo

Em todas as épocas a humanidade admirou uma certa forma de beleza no corpo humano. Os gregos exaltaram o corpo atlético masculino, na Idade Média as mulheres mais "generosas" despertavam poetas e assim por diante. No entanto, a humanidade nunca antes havia se convencido que era praticamente um dever buscar a forma ideal para o seu próprio corpo.

Com o advento da comunicação em massa, o homem foi submetido ao ideal de beleza como nunca antes. Este ideal está nos filmes, na apresentadora do jornal, no programa infantil, na música, nas propagandas de perfume, no culto a celebridades. Nunca a beleza __ beleza segundo os critérios de nossa época __ foi tão exaltada e, principalmente, divulgada.

O que antes era admirado na arte em suas variadas formas, mas visto como algo intangível, agora se tornou um objetivo, pois ao mesmo tempo o homem moderno foi convencido que tudo é possível se ele assim o quiser. Desta forma, ele entrou em uma insana busca pelo corpo perfeito. A moderação não é um traço dos dias atuais.

As academias de ginásticas vivem lotadas, vídeos são vendidos como água, assim como livros e remédios. A medicina foi convocada para salvar o homem de si mesmo pois, para piorar, o homem nunca teve acesso a tantos alimentos diferentes. O que antes era alimento de um nobre, hoje está no prato da maioria das pessoas. Em um mundo dominado por angústias de todo o tipo, a alimentação tornou-se um refúgio. A intemperança é uma das marcas da nossa sociedade. Gostamos das coisas em excesso.

A quantidade de conhecidos que escolheram se submeter a cirurgias de redução de estômago assusta-me. Recentemente tive notícias de um destes. Vive correndo para o banheiro para vomitar. A cirurgia pode ter reduzido o tamanho de seu estômago, mas não lhe deu a temperança.

É certo que o homem precisa cuidar da sua saúde. Engordar demais pode prejudicá-la, sobrecarregar o funcionamento do próprio corpo. Fazer ginática, alimentar-se com moderação, são coisas que realmente devem ser buscadas. Mas até que ponto? Passar horas todos os dias em uma academia? Ficar diante do espelho buscando músculos a mais e celulites a menos? O que está nos guiando? A busca da saúde ou a vaidade? Aquela é importante para nós, esta está na raiz dos pecados do homem, como já dizia Santo Agostinho.

O homem nunca foi tão vaidoso de sua condição. O que antes era privilégidos de poucos, hoje foi dissiminado pela massa. Somos vaidosos de nossos bens, de nosso corpo, de nossa beleza e até mesmo de nossos pecados. Sim, o pecado também tornou-se um motivo para vaidade. O que antes era visto com certa vergonha, hoje é propagado, exaltado. O homem ganhou o direito de ter orgulho de suas falhas.

Durante todas as épocas o homem teve seus modelos de beleza. A diferença é que hoje a vaidade o leva a crer que é seu dever buscar este modelo, tornar-se este modelo. Vale tudo. Dietas radicais, massacre de ginásticas, um bom bisturi. Talvez a imagem que melhos expresse esta obcessão seja a de Bridget Jones. Depois de dois diários buscando o peso perfeito, enfim a neurótica inglesinha conseguiu. O peso ideal. Colocou uma roupa para ir em um jantar e mostrar com orgulho sua nova forma. Lá chegando foi surpreendida. Todos comentaram como ela estava pálida, como estava muito magra, estaria doente? Estaria deprimida? Precisava de ajuda? Um psicólogo?

Bridget voltou para casa decepcionada. E tratou de comer. A vida é muito curta para buscar ideais de beleza como se fosse um dever moral. Não é. Pelo menos a beleza física. Esta sempre vem melhor quando se torna um reflexo de nossa própria alma. Algo que o homem parece ter esquecido.

----------------
Now playing: The Band - Rag Mama Rag
via FoxyTunes

Um comentário:

Alexandra disse...

Realmente, o homem moderno tem que se exercitar mais pois a vida moderna, com seus controles remotos, carros, tv, computador, etc, é extremamente sedentária e nunca se comeu tanto. Mas por outro lado, como vc bem aponta, temos que nos perguntar o pq estamos exercitando - pela tal "beleza ideal" ou pela saúde? Vamos atrás de um peso ideal (ideal de acordo com quem?) ou queremos simplesmente nos sentir confortáveis?

A vaidade sempre fez parte da humanidade e homens e mulheres de recursos sempre se sacrificaram por algum "ideal" (vide os pés enfaixados das chinesas até pouco tempo atrás, as armações usadas por mulheres ocidentais para afinar a cintura (algumas chegavam a remover costelas pra chegar numa cintura mínima), maquiagens com arsenico, e por aí vai...

Mas o que era reservado as elites, hoje atinge a todas as classes. E a cobrança é tanta que meninos e meninas do mundo todo estão sofrendo cada vez mais cedo de doenças psicologicas relacionados com o corpo (anorexia, e outras tais). Eu vejo menininhas de 6 anos querendo entrar em dieta, preocupadas já com o corpo... Muito triste isso.

Eu insisti com a mãe que ela e o pai tinham que ir pra academia, se exercitar. Ela começou a ir e depois de um mês começou a reclamar que o peso dela não tinha mudado. Eu perguntei como ela se sentia, se tinha notado mudanças no corpo dela, se ela tinha mais energia, etc. Ela disse que as roupas dela estavam mais largas e que se sentia bem mas que se não perdesse peso ela ia largar a academia. :o

Acho que ela não entendeu pq eu queria que ela se exercitasse. Pra mim o peso não interessa muita coisa - o peso da gente não é só gordura e músculos, há muitas variáveis (ossos, liquidos, etc). Mas desde que conheci o Alan que valorizo muito manter uma vida ativa praticando esportes. Antigamente as pessoas não precisavam tanto praticar esportes pois andavam dois dias pra chegar no mercado, subiam quatro andares de escada pra chegar em casa, carregavam a agua do poço todos os dias, etc... O Alan trocou o cigarro pelo esporte quando tinha seus trinta e poucos anos. Hoje ele tem 60 e continua com o mesmo pique, com a agilidade que sempre teve, e enquanto as pessoas da idade dele se entopem de remédio pra todo tipo de dor ele nunca fica doente e a ultima vez que teve que tomar um remédio com prescrição médica foi por causa de uma pneumonia há uns 12 anos atrás. E assim como ele há vários homens e mulheres acima dos 50 anos no time de natação dele (inclusive dois na faixa dos 90!)

A ênfase aqui em casa é na saúde e não na beleza. Eu não tô nem aí que eu tenho milhares de celulites - isso vem da genética e da composição de gordura do meu corpo. Não há muita coisa que eu possa fazer sobre isso. Também não ligo para meus fios brancos ou ruguinhas que começam a aparecer. Parei com os ácidos do rosto há anos pois não acho que sejam boa coisa a longo prazo. E tinta pra cabelo é super tóxico...

Mas aqui é fácil ser assim. No Brasil é um pouco mais difícil pois *todo* mundo faz questão de te dizer se vc está magra/gorda se o seu cabelo está bom/ruim, se a roupa que está usando está ou não na moda. É uma cobrança constante! Aqui as pessoas respeitam mais a privacidade e a individualidade de cada um. E ninguém quer ofender ninguém por isso só falam algo se for pra elogiar... O que não quer dizer que não tenha muita gente que também é vítima da indústria da moda mas ao menos dá mais espaço pra quem não quer ser vítima dessa indústria...