segunda-feira, fevereiro 23, 2009

De volta ao Haiti

Depois de quatro dias na República Dominicana, estou de volta ao Haiti.

A primeira coisa que chamou atenção é o absoluto contraste entre os dois países. Bastou passar a fronteira para vermos uma outra realidade, e nas menores coisas. A República pode ser uma país ainda atrasado em muitos aspectos, mas mesmo na pobreza mostra uma vida que não existe no Haiti. Estradas sinalizadas, pessoas sorridentes, cidades mais ou menos organizadas, plantações, árvores. Em tudo víamos como é grande o contraste entre os dois povos.

Chegando em Santo Domingo, ficamos em um resort na beira da praia. Tudo incluído. O resort era mais frequentado por idosos, embora tivesse gente de todas as faixas etárias, mas o grupo de idosos era mais característico. Os canadenses era o grupo mais numeroso, como já havia me adiantado minha irmã.

Alugamos um carro, mas não tivemos muito tempo para turismo. Por causa das sete horas de viagem, a parte aproveitável mesmo do passeiro era pouco mais de dois dias. Demos ênfase a curtir um pouco o hotel e nos divertir no Hard Rock Café de Santo Domingo. Foi muito bom. Um pouco de relaxamento e um pouco de civilização.

Enquanto tomávamos budweiser no Hardo Rock ficamos refletindo. Estava com dois colegas que como eu, mas em épocas diferentes, foram internos no Colégio Militar de Fortaleza. Foi uma longa caminhada até aqui, quero dizer, jamais naqueles tempos de internato, pensamos que um dia poderíamos estar no Caribe assistindo um show de rock. A vida é uma caixinha de surprezas...

Bem, como tudo na vida, estes dias na República Dominicana já pertencem ao passado. O presente se torna cada vez mais rápido a medida que o tempo passa. E como passa depressa!

Um comentário:

Alexandra disse...

É... a república dominicana talvez esteja mais em voga entre as pessoas mais velhas pois estava na moda há uns anos. O público mais novo vai pra Cuba e Mexico... St Lucia também é bastante comentado. Nessa época do ano tá todo mundo correndo atrás de "sun destinations" pois já encheram o saco do inverno ;)