domingo, fevereiro 08, 2009

Dubliners - James joyce


Dubliners é um mosaico que Joyce faz da sociedade dublinense do início do século XX. Ao mesmo tempo que retrata a cidade, o pitoresco de seus personagens, retrata também a existência humana no que tem de universal.

O livro é uma série de contos que, na seqüência, perfazem o caminho da existência humana. São contos sobre a infância, adolescência, maturidade, morte. Sobre o particular e o coletivo, sobre a insercão do homem na sociedade.

Joyce se abstém de fazer qualquer julgamento moral ou propor solução para os pequenos dramas retratados. Cabe ao leitor tirar suas conclusões, captar a sutileza do autor. A sociedade retratada é a do início do século passado, mas o homem é mais atual do que nunca. Temos a criança fascinada com a morte, meninos lidando sem compreender muito com um homossexual que investe sobre eles, a filha da dona de pensão que tem um romance com um hóspede, o homem maltratado no trabalho que mostra-se um agressor em casa, a mãe que quer impor o talento dos filhos, a tentativa de salvar um alcoólatra pela conversão religiosa, o ciúme de um homem diante de um rival impossível de competir.

Cada história tem sua riqueza e muitas vezes não é nem uma história, apenas um retrato de uma cena, por vezes da banalidade no ser humano. Um mergulho na nossa própria natureza e nas nossas falhas. O catolicismo é retratado como a moralidade de certa forma opressora que vigia nossos passos, um catolicismo presente em todos os contos.

Dubliners é um livro sobre Dublin, sobre sua sociedade, sobre o século passado e sobre o ser humano. Tudo ao mesmo tempo. Por isso é um clássico, por isso não fica restrito à sua época. Dubliner é um livro sobre cada cidade do mundo, sobre cada um de nós, sobre o que o homem tem de universal. É um conjunto de instantâneos sobre o ser humano.

----------------
Now playing: Elton John - Son Of Your Father
via FoxyTunes

Um comentário:

Maria Lucélia disse...

Obrigada por ajudar a entender um pouco mais de Dubliners. Parabéns pelo seu trabalho!!!