quarta-feira, março 11, 2009

The History of Philosophy - Brian MacGee

Com este livro eu considero concluído meu período de iniciação à história da filosofia que começou em 2006 com Antologia da Filosofia, passou por O Mundo de Sofia, alguns outros até chegar nesta bonita edição de MacGee.

Agora tenho uma noção geral dos filósofos e suas idéias, um índice para prosseguir neste estudo fascinante que são as idéias. O próximo passo, em termos de história da filosofia, é o livro de Reale, este sim bem mais completo e abrangente. Além dos trabalhos dos próprios filósofos, é claro.

Dos personagens descritos por MacGee, já li obras de Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Karl Marx. Agora estou lendo Nietzsche. Como podem ver, estou apenas no começo de uma longa caminhada. De Platão quero ler tudo, assim como Agostinho. Dos demais, as principais. Tanto dos que professaram idéias que me são simpáticas, como Aristóteles, Tomás de Aquino, Locke, Adam Smith, quanto daqueles que discordo como Marx e Nietzsche.

"The History of Philosophy" tem o mérito de apresentar os principais filósofos, suas idéia e o momento que surgiram. Nada muito profundo, mas o suficiente para saber que teve um tal de Kant que escreveu sobre o imperativo categórico, um tal de Descartes que acreditava em um método para a pesquisa científica ou um Platão que acreditava em um mundo das idéias. Tudo com imagens de pinturas belíssimas.

O livro é mais um índice para quem quer saber um pouco mais sobre esta tal Filosofia. E se deixar fascinar por ela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não escreve mais todos os dias?...

E o que maisrsrsrsrs

Estoy viajando amanhã...

Bye