sábado, março 28, 2009

Para Ler como um Escritor(2006) - Francine Prose

Francine Prose é professora de criação literária, um curso superior que é muito difundido nos Estados Unidos e está começando a engatinhar aqui no Brasil. Com mais de 20 anos de magistério, Para Ler como um Escritor mostra um panorama do primeiro passo para se tornar um escritor: a leitura.

Ela reconhece que seu principal foco foram aqueles que gostam de literatura e sentem uma necessidade de começar a escrever, mas o livro serve também para escritores com mais experientes e amantes da literatura em geral. Francine tem como centro de sua obra o conceito que é preciso ler com atenção os clássicos para conseguir captar sua beleza. É um alerta contra a tendência de ler superficialmente um romance, o que um futuro escritor precisa é o que ela chamou de "close reading".

Um dos pontos interessantes do livro é que para ela não importa muito a trama, a estória em si, e sim como se conta esta estória. Ela confessa que abandonou o doutorado porque as discussões e trabalhos não tinham nada a ver com a literatura em si e sim com a mensagem do autor. Francine ama a literatura pela forma de contar uma estória, pela descrição dos personagens, pela riqueza de detalhes que um grande autor consegue colocar em uma simples frase.

Ao longo do livro vai citando exemplos, antigos e novos, de seus escritores favoritos. Tchekhov (o único que mereceu um capítulo inteiro), Kleist, Nobokov, Roth, Jane Austen, George Eliot e tantos outros. Para quem gosta de ler é uma reunião de exemplos impressionantes.

Mais do que ensinar a escrever, Francine Prose escreve um livro sobre o amor pela literatura e tenta mostrar que um escritor deve ser também um excelente leitor. A escrita começa sempre pela leitura.

Um comentário:

guerson disse...

O Stephen King também escreveu um livro sobre como se tornar um escritor - chama-se On Writing, e é muito bom...

os cursos de creative writing são realmente muito populares por aqui...