sexta-feira, junho 05, 2009

E chamam o PSDB de direita...

Estadão:

Para evitar a todo custo o rótulo de “privativistas”, em véspera de ano eleitoral, os tucanos querem proibir na Constituição a venda da Petrobrás. O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) foi incumbido de apresentar proposta de emenda constitucional (PEC) estabelecendo que o controle da Petrobrás é exclusivo da União. Líder da minoria na Câmara, Leite obteve apoio à proposta de praticamente todos os partidos. Foram 224 assinaturas de deputados do PMDB, do PT, do PP, do DEM, do PR, do PSB, além do PSDB.

Comento:

Leiam a resenha que fiz do livro de Sandenberg, ele matou a pau. Os tucanos fizeram privatizações porque não tinham escolha; fizeram de maneira envergonhada. Não foi à toa que deixaram de defender o governo FHC nas últimas eleições, não possuem orgulho nenhum do legado que deixaram. É fácil encontrar um tucano orgulhoso do bolsa escola, do vale gás... mas das privatizações? Da modernização resultante da venda das estatais de comunicações? Jamais.

E não dá para livrar a cara nem do PFL, que tem a palavra liberal no nome. A privatização da energia foi a que menos andou, justamente a que estava nas mãos do partido. Perdeu-se na disputa política de sempre, nos interesses dos grupos político regionais.

Não há um único partido no Brasil que defenda uma plataforma liberal. Uma grande pena.

Nenhum comentário: