sexta-feira, julho 10, 2009

Consegui!!!

Depois de dois anos a espreita, consegui finalmente achar no Sebo Virtual o livro "O Século do Nada" de Gustavo Corção.

Para quem não sabe, Corção foi uma das maiores mentes que o Brasil já teve. Por que nunca ouviram falar dele? Porque o homem era ao mesmo tempo católico e conservador. A esquerda, que passou a dominar o mercado editorial brasileiro ainda na década de 70 (pode-se chamar de ditadura um regime que permite tal coisa?), resolveu jogá-lo no anonimato tamanho era o ódio que tinha pelo velho intelectual(no melhor sentido do termo).

Já li a introdução deste livro na biblioteca da UNB ano passado. Foi de cair o queixo. Que estilo! Que visão! Que caráter! Ainda lembro de sua narrativa lamentando que os soviéticos tivessem chegado antes de Berlin; reclamava que tínhamos vencido a guerra mas perdido a paz. Como podia-se sair nas ruas comemorando o fim de um regime que no fim das contas foi derrotado por um regime ainda mais cruel e desumano?

Este era corção. Estou lendo um livro dele agora, também encontrado depois de muita procura em um sebo aqui em Brasília. Chama-se A Tempo e Contra Tempo. Fala, entre outras coisas, de sua tristeza com a onda progressista dentro da Igreja Católica e a influência nefasta dos padres socialistas. Sobre ele, falo depois.

Que venha mais este livro do mestre!

Nenhum comentário: