segunda-feira, julho 06, 2009

El Informe de Brodie - Jorge Luis Brodie

Já há algum tempo eu planejava ler um livro no idioma espanhol. Resolvi começar por um de contos e escolhi este do argentino Jorge Luis Borges, seguindo dica sempre proveitosa do peruano Mario Vargas Llosa.

Os contos que constituem El Informe de Brodie caracterizam-se pela simplicidade e pela fluidez com que Borges apresenta suas situações, além da elegância do estilo, coisa de quem sabe. Como todo grande escritor, percebe que vida e morte são os grandes assuntos da literatura, e a última sempre vence a primeira.

Situações triviais acabam por encontrar um desfecho muitas vezes surpreendente, como nos excelentes El Evangelio según Marcos e El Otro Duelo. Muitas vezes a solução é bem simples, como no conto que abre o livro, La intrusa, que chega ao leitor como um soco no estômago, de forma inesperada.

Borges mostra todo seu talento como contista, figurando na galeria dos mestres. Consegue aliar o simples ao profundo e arrancar do leitor o espanto, a reflexão; além de um panorama dos tipos que fizeram a América Latina no século passado.

Nenhum comentário: