terça-feira, setembro 01, 2009

Introdução à Economia - Gregory Mankiw

Principles of Economy(2006)

Gregory Mankiw é professor universitário de Harvard e um dos economistas mais influentes dos dias atuais. Introdução à Economia é um livro destinado a cursos de economia em todo mundo e busca apresentar os princípios básicos da área e, principalmente, sua aplicação no mundo moderno.

Mankiw não esconde o jogo e seu primeiro capítulo, onde apresenta os 10 princípios fundamentais da economia, já resumem tudo que virá pela frente. Partindo sempre do consenso existente entre os economistas, o autor não se furta a confrontar o dissenso deixando para o leitor a dúvida sobre qual corrente estaria certa e mostrando que muitas vezes, ambas podem ter razão até certo ponto.

A economia não é uma ciência exata, mas tão pouco um grande chute. Possui base de estudos e sua compreensão é fundamental para entender e atuar com mais clareza nas grandes questões do mundo contemporâneo, mesmo quando a ligação com a economia não é bastante clara como os congestionamentos das grandes cidades ou políticas de combate à criminalidade. O que Mankiw mostra com nitidez é que devemos desconfiar sempre de soluções fáceis, principalmente se parecem mágicas, normalmente são um grande engodo.

Outro ponto importante do livro é a constante ligação da economia com a política pública. Até que ponto pode-se resolver problemas de fundo econômico com soluções políticas? Se é certo que as soluções devem ser implementas a partir da política, elas não realizam apenas por boas intensões. O estudo dos princípios econômicos podem evitar que os problemas se agravem por intervenções indevidas do poder público.

No último capítulo, Mankw discute brevemente cinco debates econômicos bastante atuais e mostra para cada situação os ponto de vistas conflitantes. Novamente, evita tomar um partido e convida o leitor a refletir e buscar se apoiar nos consensos existenes para chegar a uma opinião com um pouco mais de base do que um simples achismo.

Este livro me desmistificou muitas coisas e mostrou que em se tratando de economia, devemos ter muito cuidado ao se engajar em nossas posições. Existe sempre um lado do problema que não estamos enxergando ou dando a devida atenção. Se o conhecimento começa com a dúvida, esta obra é um bom caminho a ser seguido para quem deseja alcançá-lo pois dúvidas não faltarão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do conteúdo! Me ajudou bastante. Obrigada.