segunda-feira, outubro 05, 2009

Enfrentando a realidade


O gráfico acima é bem interessante. Mostra a taxa de desemprego nos Estados Unidos e compara com as previsões do governo Obama utilizadas para aprovar o pacote de "estímulo" no início do seu governo. Estímulo é o nome que foi dado à autorização do Congresso para gastar sem receitas, aumentando o déficit público, ou tirando mais da sociedade, aumentando impostos, para ser utilizado pelo governo em uma série de projetos que resultariam em um estímulo à economia. Muitos destes projetos são controversos pois buscaram apenas atender os interesses das bases de apoio de Obama e dos democratas. Cada vez mais acredito que David Goldman está certo e não há nenhuma medida econômica que a resolva.

Normalmente quando um plano governamental não dá certo, principalmente na economia, a solução é aumentar a dose do remédio. Aguardemos o próximo pedido de dinheiro para aumentar ainda mais o "estímulo".

O mundo real é bem diferente dos sonhos da obamamania. Como atesta o segundo reator nuclear dos iranianos, mais um para produzir energia nuclear para fins "pacíficos" por um país montado sobre petróleo.

Nenhum comentário: