sexta-feira, janeiro 01, 2010

Top 5 - Livros de Ficção 2009

5. Heart of Darkness - Joseph Conrad

A epopéia do capitão inglês em sua primeira missão, percorrendo um rio no Congo durante a virada do século XIX para o XX é um deleite só e um chamado a reflexão. Conrad escreveu uma obra extremamente poética e uma denúncia inesquecível da barbárie que foi a exploração "civilizatória" do rei Leopoldo. De quebra criou um personagem inesquecível que quase não aparece no conto, o enigmático doutor Kurtz.

4. Quincas Borba - Machado de Assis

Pois é, depois de muito relutar finalmente descobri Machado. Consegui me livrar dos últimos resquícios da antipatia que nosso sistema escolar consegue nos colocar contra os autores brasileiros (será de propósito?). O homem era um gênio e Quincas Borba é um exemplo desta genialidade.

3. A Doll House - Henrik Ibsen

Esta peça de Ibsen foi o texto que mais impacto me causou este ano. Simplesmente genial. O diálogo final entre o marido e a esposa é uma criação perfeita, uma mudança de perspectiva em relação a vida e um despertar da mulher para uma nova realidade que estava para surgir com o feminismo.

2. O Vermelho e o Negro - Stendhal

O retrato do mal que uma pessoa pode fazer a si mesmo por manter uma atitude de ressentimento e ódio por aqueles que julga serem responsáveis pela sua própria origem pobre.

1. Os Lusíadas - Camões

A epopéia das navegações portuguesas, tendo como pano de fundo a interferência dos deuses gregos é uma excelente reflexão para a condição humana. Demorei para encarar o clássico maior da língua portuguesa. Antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário: