sexta-feira, junho 04, 2010

Charles Dickens (Jane Smiley)

Charles Dickens pode ser considerado a primeira celebridade do mundo moderno. Ao contrário de muitos grandes autores que o precedeu, alcançou a grande fama em vida, sendo um escritor de bastante sucesso e referenciado ainda jovem. Aos 25 anos já tinha publicado 3 livros e algumas peças de teatro e já era considerado o maior escritor da Inglaterra. Um caso raro de talento precoce para a literatura.

Esse é o perfil que a escritora Jane Smiley explora em sua curta biografia de Dickens. Confesso que sou meio avesso à biografias, mas estou começando a mudar minha opinião. Depois de ler sobre a vida de Yitzhak Rabin, tive a sorte de ler esta bonita obra de Smiley. A escritora conseguiu com bastante clareza expor a trajetória de Dickens, o primeiro homem a se ver administrando uma carreira de sucesso, com reconhecimento e procurando, ao mesmo tempo, preservar sua privacidade.

Ela é especialmente feliz ao relacionar acontecimentos da vida do escritor com seus inúmeros e inesquecíveis personagens, mostrando que um grande artista busca a experiência do mundo real para transpor para sua arte. Dickens conseguiu este feito com extrema maestria.

Uma obra digna de seu personagem.

Nenhum comentário: