sábado, julho 03, 2010

O "jornalismo" dos grandes portais

Eu não tenho idéia de quem vai perder as eleições este ano. Mas sei quem está fazendo o papel mais ridículo e patético: a imprensa brasileira. Particularmente os grandes portais da internet.

Só para ilustrar. Hoje, no portal da uol tinha a seguinte "notícia":



Achei estranho este "Dilma em alta", ainda mais que os dois estão empatados pela última pesquisa, e cliquei no lead. O título era, do blog do Josias:



Uma pequena diferença, não? Transformar "empate" em "Dilma em alta" é obviamente uma grande trapaça intelectual. Simplesmente patético. Estes caras ainda querem ser tratados por jornalistas sérios.

A própria folha online noticiou na semana passada que Dilma tinha ultrapassado Serra. Esta semana colocou, diante da pesquisa do Datafolha, que Dilma e Serra continuavam empatados. Como assim? Se Dilma tinha ultrapassado Serra, então a notícia tinha que ser algo como Serra empata com Dilma, ou Serra volta a empatar com Dilma. Do jeito que foi, tira-se totalmente o foco da recuperação de Serra, uma evidência de mau jornalismo e mau caratismo.

Não precisa nem dizer quem estes picaretas apoiam. Aliás, tanto a eleição de Lula quanto a possível eleição de Dilma mostra mais sobre seus eleitores do que sobre Lula e Dunga, digo, Dilma. São apenas sintomas de uma doença de espírito.

Nenhum comentário: