domingo, agosto 15, 2010

A Economia em nosso dia a dia

O Naturalista da Economia
Em busca da Explicação para os enigmas do dia a dia
Robert H. Frank, 2007

Robert Frank é professor de economia e nunca se conformou com a constatação que os alunos da disciplina de Introdução à Economia guardassem tão pouco dos conceitos apresentados e muitas vezes saíam com conhecimentos ainda mais pobres. Para ele, a explicação estava no fato dos professores, em geral, não mostrarem claramente aos alunos a aplicação dos conceitos econômicas no dia-a-dia e a disciplina fosse vista como um conjunto de fórmulas, gráficos e conceitos abstratos.

Frank passou a propor que seus alunos utilizassem os conceitos aprendidos no curso para formular uma pergunta sobre padrão de comportamento que observassem no dia a dia e a respondessem. Uma parte do resultado foi selecionado pelo autor e compôs o livro "O Naturalista da Economia" e tem como propósito claro mostrar como a economia permeia nossa vida e explica muito do que acontece a nossa volta.

Assim, perguntas como "por que os ovos vermelhos são mais caros?", "por que o vinho é tão caro nos restaurantes?", "por que damos gorjeta para alguns serviços e não para outros?, são apresentadas e respondidas utilizando conceitos simples de economia como custo de oportunidade, custo-benefício, oferta e demanda, custo agregado e etc. O autor procura desmistificar um pouco a economia e mostrar que não é um assunto apenas para estudiosos e que seus conceitos básicos estão na verdade a alcance de cada um, basta disposição para observação e reflexão.

O único problema é o leitor achar que a economia explica tudo. Existem coisas, como a ação muitas vezes irracional do homem, que não se explicam por conceitos que partem do princípio que nossas ações estão voltadas para o maior benefício possível. Nem sempre isto é verdade. Reconhecendo estes limites, entretanto, a economia é uma excelente ferramenta para compreender muitos dos comportamentos das pessoas nas mais diversas situações.

Mais um livro no esforço atual de muitos economistas em popularizar e mostrar que a economia está no dia a dia e ao alcance de todos.

Nenhum comentário: