terça-feira, novembro 16, 2010

Voltando

Confesso que o desânimo foi grande depois da eleição desta besta quadrada para a presidência da república. Embora esta frase pareça indicar uma revolta, até que estou em um momento de bastante serenidade em relação a isso tudo pois usei a expressão besta quadrada com todo rigor técnico que o termo exige.

Olhando os números e refletindo com um pouco mais de distância, tendo a achar que o resultado foi até surpreendente. Não sou dos que acham que deve-se comemorar derrotas, mas que Dilma tenha vencido no segundo turno e tenha tido 44% de votos contrários é de estranhar. Se observarmos que a campanha tucana foi sofrível de ruim, que o presidente usou sem nenhuma vergonha toda a máquina pública a favor de sua criação, que a candidata tenha mentido para valer sem uma contradição (nem mesmo de seu adversário), que o momento econômico era francamente favorável ao governo (neste sentido até a crise econômica ajudou pois segurou a expansão de 2009 para acumulá-la com a de 2010, dando a sensação que o momento era ainda melhor do que efetivamente é), em resumo, levanto estes fatores em consideração era de se imaginar que a vitória do bando que se alojou no poder seria acachapante. A frustração e constatação que Dilma era tão ruim que poderia ter perdido se os tucanos fossem um pouco mais competentes e se Serra não fosse tão ruim de combate. Não precisava ser muito inteligente, bastava seguir o contrário do que os petistas queriam.

Bem, tudo isso é passado. O fato é que em janeiro essa imbecil, novamente uso o termo no sentido técnico, assumirá a presidência aumentando ainda mais a degradação que começou com a eleição do asqueroso que a antecede.

Não dou dos que culpam o povo sem instrução pela eleição desta coisa até porque a adjetivação sem instrução já diz tudo. O que se pode esperar de quem está na base da pirâmide de Maslow tentando sobreviver? Como pensar em outra coisa que não seja o dinheiro fácil através do assistencialismo?

Não, o problema não está no Norte e Nordeste, está no coração do país, na região sudeste, mais precisamente nas camadas mais informadas. Ah, mas Serra venceu neste seguimento. É mesmo? A grande pergunta é: com que margem? Como é possível que se encontre entre pessoas que tiveram acesso a melhor educação do país grupos de 30, 40% de pessoas dispostas a votar no PT depois de toda esta roubalheira a céu aberto de 8 anos de governo Lula? Talvez esta eleição diga mais sobre a "melhor educação do país" do que sobre nordestinos e pobres. O prêmio absurdo dado a Chico Buarque, outro imbecil, mostra a que ponto chegamos. Realmente, não existem mais alta cultura no Brasil e isso está na raiz de grande parte de nossos problemas.

O primeiro passo para restaurar a sanidade da nação não é reforma política ou ganhar eleições. O primeiro passo é simplesmente restaurar a alta cultura brasileira. Há 50 anos atrás tínhamos Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Mário Ferreira dos Santos, Gustavo Corção, etc. Hoje temos o que? Chico Buarque? Marilena Chauí? Só pode ser brincadeira! E ainda se encontra que defenda a existência do Ministério da Educação! E com esse nome!

Quem não acordou para a sistemática distruição da alta cultura no Brasil deveria abrir o olho. Começou lá trás, ainda no regime militar e seus frutos são vistos agora. A destruição espiritual do brasileiro comum, a confusão mental que nosso povo é submetido por ideólogos içados a posições que nunca deveriam ocupar.

Sim, perdemos mais uma batalha e a guerra parece definitivamente perdida também com a perspectiva de um futuro político mexicano de permanência de um único partido no poder, ganhando ou perdendo eleições.

Será que não há esperanças?

Se uma coisa dois milênios de cristianismo nos ensinou é que sempre há espaço para esperanças.

Existe um esforço para restaurar a alta cultura no Brasil, mas é melhor que continue fora dos holofotes. Há uma nova elite cultural sendo formada na surdina no país. Se a decadência começou com a perda da cultura, a restauração deve começar por ela também.

É nossa única esperança.

Um comentário:

Danny Baioco disse...

Olá, tudo bom?
Achei seu blog muito interessante.
Comecei um blog tbm, se puder e não for pedir muito, de uma passadinha no meu?

http://cabecafeminina.blogspot.com/

Muuito obrigada e parabéns pelo blog!!!!